A história do pensamento econômico foi marcada por inúmeras fases, que apresentam, cada uma delas, características

próprias com as suas devidas peculiaridades.

Por exemplo, na Escola Clássica, que teve origem no final do século XVIII e início do século XIX, seu principal expoente – Adam Smith –

Escolha uma:
a.
demonstrou a necessidade do modelo liberal, aliado ao dirigismo estatal nas relações econômicas.

b.
sob a influência do marxismo, desenvolveu relevantes estudos evidenciando a necessidade do sistema socialista como modelo econômico capaz de resolver a correta distribuição de renda numa sociedade.

c.
combatia o liberalismo econômico, sob o argumento de que o Estado precisava intervir incondicionalmente na economia, com a finalidade de impedir o abuso de poder perpetrado pelo mercado.

d.
pregava a defesa do socialismo como uma etapa necessária da revolução, segundo a teoria marxista, para se chegar ao comunismo, isto é, uma sociedade sem classes sociais nem Estado.

e.
defendia o liberalismo econômico, de modo que o mercado seria guiado pela "mão invisível" da oferta e da procura, encontrando o seu equilíbrio na atuação dos agentes econômicos, sem a participação estatal.

1 Resposta

  • Isabillypyc

    A alternativa correta é a D.

    O liberalismo econômico clássico, que tem como principal expoente Adam Smith, afirma que a iniciativa privada deveria agir livremente, com quase nenhuma intervenção do estado, ainda defendendo o sistema bancário livre.

    A mão invisível do mercado seria responsável por regular a oferta e demanda, a partir da competição livre entre os vários fornecedores, fazendo com que o preço das mercadorias caia.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.