CASO: É a obrigação conferida ao titular do direito real que fica obrigado, em razão de sua particular

condição, a satisfazer certa prestação (o condomínio de pagar a taxa de condomínio); os proprietários dos imóveis confinantes de concorrerem para as despesas de construção e conservação das divisórias; o adquirente de imóvel hipotecado de pagar o débito que o onera, se o quiser liberar; IPTU, taxa do lixo etc.) Estamos diante de uma obrigação? QUESTÕES: A. Com base ao enunciado da questão, aponte qual o tipo de obrigação que está presente e ao mesmo tempo justifique a resposta baseando-se nas doutrinas indicadas no plano de ensino. B. Caso o Titular de um direito real (por exemplo: uma casa) não solver a dívida, junto ao condomínio e junto a Prefeitura, poderá ser penalizado. Nessa conformidade o que pode ocorrer com proprietário do imóvel? Justifique a resposta. C. Faça as considerações sobre as obrigações que envolvem o de direito real e as de direito pessoal, de acordo com as doutrinas indicadas no plano de ensino.

1 Resposta

  • Tay

    ! vamos conversar sobre força resultante.

    é um conceito teórico, ou seja, consiste em uma idealização na qual uma única força - a força resultante - atua de maneira equivalente ao sistema de forças que agem no corpo. 

    por exemplo, no caso do objeto em questão, temos duas forças atuando na mesma direção. f1 = 32 n e f2 = 15 n.

    se as duas forças atuam na mesma direção e no mesmo sentido, então a intensidade da força  resultante será a soma das forças que atuam no objeto:

    fr = 32 + 15 = 47 n

    por outro lado, se as forças atuam em sentidos opostos, a intensidade da  força resultante será igual à diferença entre as forças:  

    fr = 32 - 15 = 17  n

    como força é uma grandeza vetorial, a  direção da força resultante corresponde à direção das duas forças e o sentido será igual ao sentido da força de maior intensidade.

    espero ter ajudado! bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.