Sobre os fundamentos constitucionais que normalmente são utilizados pelos defensores do “negociado sobre

o legislado”, um deles é baseado no artigo 7º, xxvi, da constituição federal (brasil, 1988), que ao reconhecer as convenções e acordos coletivos, estabeleceu a possibilidade de o direito do trabalho ser considerado um ramo plurinormativo, com vários centros de positivação da norma, não vinculados apenas ao poder legislativo. baía, júlio césar de paula guimarães. direito individual e coletivo do trabalho. londrina: editora e distribuidora educacional s. a., 2019. nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale v para verdadeiro e f para falso: ( ) existe um fundamento que trata da possibilidade de negociar a compensação de jornada, a majoração de jornada e, sobretudo, a redução salarial, por meio de negociação coletiva. ( ) a maioria da população defende a ideia que a reforma trabalhista aumenta os direitos dos trabalhadores, pois no país há uma cultura consolidada de participação sindical. ( ) os críticos da reforma trabalhista salientam que a alteração legislativa apenas atende ao interesse do empresariado e reduz direitos trabalhistas . ( ) a redução salarial e majoração de jornada por meio de negociação coletiva seria muito benéfica para os trabalhadores e para os empregadores, segundo os críticos da reforma trabalhista. assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: escolha uma: a. f – f – v – v. b. v – f – v – f. c. v – v – f – f. d. v – f – v – v. e. v – v – v – f.

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    A alternativa correta da questão é a letra B: V-  F - V  -  F.

    A Reforma Trabalhista, de um modo geral, é entendida como uma priorização dos direitos patronais em detrimento aos dos trabalhadores, uma vez que privilegia bastante o negociado sobre o legislado.

    Além disso, conforme dito no enunciado, tanto a majoração da jornada de trabalho quanto a redução salarial podem prejudicar seriamente os trabalhadores, especialmente diante do fenômeno do enfraquecimento sindical que já vêm acontecendo há vários anos, no Brasil.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.