Quais seriam as práticas dominantes na educação física atua

1 Resposta

  • Tai

    Surge o capitalismo e a Educação Física como atividade

       Na pré-história o homem estava a mercê da natureza e precisava lutar e vence – lá já que ainda não a dominava. Estava sempre procurando sobreviver a perigos, como fugir de animais ou de fenômenos naturais, e conseguir sua comida. Com o tempo o homem passa a dominar a natureza e modificar as condições objetivas a sua volta criando novas e diferentes necessidades.

       Na Grécia Antiga, segundo Santos (2002, p. 73) havia a “necessidade de um corpo forte, uma musculatura de combatente e uma estética guerreira, pois as constantes lutas e guerras exigiam-lhes esses requisitos.” Vários povos tinham em suas tradições celebrações que envolviam danças, comemorações que envolviam jogos, rituais, etc., a expressão corporal se fazia presente em diferentes expressões culturais.

       A Educação Física no Brasil se confunde em muitos momentos de sua

       A Educação Física dava enfoque para a implantação nas escolas, para que as crianças já crescessem habituadas ao novo sistema. Os objetivos principais da Educação Física então eram promover saúde, regenerar a raça e as virtudes e dar moral as pessoas, tudo isso seguindo os interesses da sociedade capitalista.O objetivo era ocupar o tempo livre do trabalhador, para que ele saísse do trabalho praticasse alguma atividade física, que geralmente era algum esporte, para se divertir e logo fosse pra casa, cansado para dormir. Desse modo ele não iria ocupar seu tempo livre para discutir as péssimas condições de trabalho ou a política, e no outro dia estaria pronto para mais uma jornada de trabalho. Justificava-se a prática da Educação Física dizendo:

       Dessa forma a Educação Física ganha explicitamente a conotação de um fazer prático não significativo de uma reflexão teórica, o que a caracteriza no fazer pelo fazer. Sua presença na escola se explica não como um campo do conhecimento dotado de um saber específico que teria a intenção de refletir na formação dos alunos, mais como uma experiência sem compreensão do conhecimento.

    A Ditadura, a classe trabalhadora e o Esporte

       As liberdades democráticas no Brasil foram totalmente sufocadas por uma repressão violentíssima que persegue os opositores do regime militar de 1964 (Ditadura Militar). Qualquer manifestação contrária às diretrizes políticas estabelecidas pelo governo recebia a reação imediata de todo um aparato especializado em seqüestrar, sacrificar, violentar, destruir, etc. O povo tentou reagir, porém, muitas pessoas foram presas em exílios.

       As manchetes nos jornais silenciavam sobre os desaparecidos políticos que estavam sendo mortos e espancados e se dedicavam aos gols, jogadores, aos grandes jogos etc., para mascarar o que realmente acontecia no país. O esporte era utilizado pelo governo militar para evitar que houvesse mais articulações contra a falta de democracia no Brasil.

    Conclusão

    Durante vários períodos da história a Educação Física foi utilizada de diversas formas e para diversos fins, porém, basicamente no período que descrevo no artigo a Educação Física foi utilizada pela burguesia sob a classe trabalhadora para a consolidação de seus interesses, pois estes puderam perceber nela e nos seus componentes um instrumento bastante eficaz para domesticar, confundir, desviar a atenção, etc. Foi utilizada no início da consolidação do capitalismo para que esse fosse consolidado sem reclamações e contras já que com ele uma classe estaria super favorecida já que explorava a outra e ficava com toda a riqueza produzida por esta enquanto a outra classe ficaria menos favorecida e seria explorada enquanto vivia em péssimas condições e ainda deveria praticar exercícios e ser higiênicos.Nesse período a Educação Física nas escolas tinha o objetivo de injetar nas crianças a idéia de que a nova sociedade que estava se consolidando era ótima e de começarem a domesticar as crianças para aceitarem pacificamente as condições estabelecidas. A Educação Física não era fundamentada em mais nada a não ser em instrumento de domesticar os trabalhadores, tanto que na Ditadura por meio de uma lei a Educação Física ganhou o caráter de atividade prática sem nenhuma reflexão teórica. Utilizavam o esporte na Ditadura para desviar a atenção das pessoas para as atrocidades que estavam acontecendo, das torturas, das mortes, etc. A Educação Física estava cumprindo o papel que a vestiram para cumprir. Inclusive depois que a Ditadura passou as pessoas ainda viam a Educação Física com maus olhos, pois, se recordavam de para que ela serviu antes.   Ainda hje há um questionamento sobre o verdadeiro papel da Educação Física, porém, ainda não há uma concordância unânime nesse aspecto.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.