Na coordenação religador x seccionalizador, temos uma relação simbiótica, para tanto, exige-se

o conhecimento da corrente mínima de operação do religador e o número de vezes, contados pelo seccionalizador, em que o religador tentou reenergizar o circuito. Em outras palavras, o seccionalizador monitora as operações do religador para que, por meio dessas informações, ele possa estabelecer a sua própria operação. Em virtude dos fatos, não há necessidade do emprego de curvas Tempo X Corrente na análise desse tipo de coordenação, pois, em geral, a análise pode ser realizada através da avaliação gráfica da corrente que flui pela seção da rede de distribuição protegida por esses dispositivos. Um esquema de proteção utilizando um religador e um seccionalizador será empregado na seção de uma rede de distribuição primária, como ilustra a Figura 3.27. Sabe-se que o religador é programado para realizar três operações de religamento, enquanto o seccionalizador realiza duas operações. De posse do gráfico da corrente no alimentador, mostrado na Figura 3.28, determine a alternativa que expressa a correta análise do curto-circuito. Escolha uma:
a. O curto-circuito ocorre no ramal lateral e, após duas tentativas de religamento do religador e uma operação do seccionalizador, o circuito sob falta é isolado.
b. O curto-circuito ocorre no ramal lateral e, após as três tentativas de religamento do religador, o seccionalizador entra em modo de bloqueio isolando o circuito sob falta.
c. O curto-circuito ocorre no ramal lateral e, após uma tentativa de religamento do religador e uma operação do seccionalizador, os dois dispositivos entram em modo de bloqueio.
d. O curto-circuito ocorre no alimentador principal a montante da posição do religador e após duas tentativas de religamento do religador e duas operações do seccionalizador o ramal lateral é isolado. O religador realiza mais um religamento de modo a reenergizar toda a seção.
e. O curto-circuito ocorre no alimentador principal a jusante do religador e após duas tentativas de religamento do religador o seccionalizador entra em modo de bloqueio. O religador realiza um terceiro religamento, contudo, o curto-circuito ainda está presente. Na quarta abertura o religador isola toda a seção da rede.


o co

RESPONDER

Nicolle está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.