Os circuitos lógicos sequenciais são dispositivos biestáveis, isto é, podem ter suas saídas alocadas

em dois estados básicos, uma no nível lógico ALTO, ou 1; e outra no nível lógico BAIXO, ou 0, permanecendo trancados (latched) indefinidamente até que outro sinal ou pulso aplicado na entrada apropriada cause a mudança desses estados: nível 1 para 0, e nível 0 para 1. Um latch S-R (SET-ESET)com entrada ativa em nível ALTO é composto de duas portas NOR com acoplamento cruzado.

Dada a tabela abaixo quais serão as saídas respectivamente.

Escolha uma:
A. 0, 1, Q e inválida
B. Inválida, 1, 0 e Q
C. Q, 1, 0 e inválida
D. Q, 0 , 1 e inválida
E. Q, 0 , 1 e Q'


Os circuitos lógicos sequenciais são dispositivos biestáveis, isto é, podem ter suas saídas alocada

1 Resposta

  • ClaudioOliveraAluna

    I - Num circuito sequencial, as saídas dependem das variáveis de entrada e/ou de seus estados anteriores que permanecem armazenados, operando, geralmente, sob o comando de uma sequência de pulsos denominada clock. (CORRETO)

    II - No caso de um circuito combinacional, os níveis lógicos de saída, em qualquer instante de tempo, dependem apenas dos níveis lógicos presentes nas entradas nos mesmos instantes de tempo. Quaisquer condições de entrada anteriores não tem efeito sobre as entradas atuais, porque o circuito lógico combinacional não possui memória. (CORRETO)

    III - O conceito de retenção, é a principal ação dos circuitos sequenciais, possibilitando a capacidade de armazenar um determinado estado. (CORRETO)

    IV - No que diz respeito ao clock, quando o clock faz uma transição de 0 para 1, está é chamada de transição negativa (subida). Quando o clock faz uma transição de 1 para 0, está e chamada de transição positiva (descida). (incorreto)

    V - O FF tipo T é uma evolução do flip-flop RS, aprimorando o seu funcionamento, interpretando a condição S = R = 1 como um comando de inversão, ou seja, a condição em que J = K = 1 não resulta em uma saída ambígua (não existe a condição proibida). (incorreto)

    VI - O flip-flop D tem apenas uma entrada de controle síncrona, entrada D, que representa a palavra data (dado). A operação do flip-flop D é muito simples: a saída Q irá para o mesmo estado lógico presente na entrada D. (CORRETO)

    Assim,

    B) Somente as afirmações I, II, III e VI estão corretas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.