Em que mundo vivemos, afinal?Imagine que, a partir de hoje, você fica proibido de andar pela rua, de frequentar
Em que mundo vivemos, afinal?Imagine que, a partir de hoje, você fica proibido de andar pela rua, de frequentar a escola ou a
faculdade, de ler sua revista preferida, de votar. A vida assim não lhe parece fora de compasso? Essas
são algumas das conquistas que a civilização levou séculos para incorporar ao cotidiano, e so a ideia
de perdê-las já assume o peso de um atentado inaceitável à integridade das pessoas. São direitos que
adquirimos ao longo da História e que já amadureceram a ponto de se universalizar
Até 1789, quando a Revolução Francesa criou a imagem do "cidadão moderno", o mundo parecia
girar mais lentamente. A partir do século XIX, reestruturações territoriais, políticas, econômicas e sociais
começaram a agitar o planeta numa velocidade cada vez maior, até que, no século XX, a História apertou
o passo como nunca se havia visto antes. Nos quatro cantos do
mundo, explodiram guerras, firmaram-se novos regimes politicos,
estabeleceram-se lideranças econômicas globais; a tecnologia saiu
da ficção científica para virar realidade diária. Agora, no inicio do
terceiro milênio, a globalização quebra barreiras culturais, redefine
territórios comerciais, reconfigura o mundo e as atitudes das pes-
soas que nele vivem. E vêm as inquietações: o cidadão moderno
da Revolução Francesa tem espaço nessa nova geografia? A cida
dania existe para todos no mundo globalizado / O texto abre um questionamento que será discutido posteriormente. que questionamento é esse?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tokioruiva
1.
I – A proposta de regionalização em Países do Norte (desenvolvidos) e Países do Sul (subdesenvolvidos) leva em consideração critérios humanos (em especial econômicos).
#VERDADEIRO - Essa proposta de regionalização em países do Norte e do Sul levava em consideração os critérios humanos, tanto de desenvolvimento humano quanto econômicos dos países.
II – Esta regionalização corresponde à realidade do mundo atual, já que todos os países classificados como "países do Sul" apresentam o mesmo grau de desenvolvimento econômico e social.
#ERRADO - Essa regionalização não corresponder à realidade atual, pois o mundo está regionalizado em desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Além disso, nem os países do Sul e nem os do Norte apresentam homogeneidade (o mesmo grau de desenvolvimento), podendo ocorrer de no Sul ter países desenvolvidos - como Austrália - e no Norte ter países subdesenvolvidos.
III – Esta proposta de regionalização não contempla a realidade dos diferentes países do globo já que se demonstra reducionista e generalizadora.
#VERDADEIRO - O que foi explicado na II: essa regionalização busca padronizar e agrupar todos os países em dois grupos, não levando em conta as peculiaridades econômicas e sociais dos países, padronizando-os por meio da redução e de forma generalizada.
IV- Esta proposta regional tornou-se muito difundida pelos geógrafos humanos e sociólogos pois considera o desenvolvimento social para agrupar os diferentes países em regiões homogêneas.
#ERRADO - Porque essa proposta de regionalização logo foi derrubada com o surgimento de um novo conceito que englobavam um novo segmento econômico dos países: os países em desenvolvimento/emergentes.
Com isso, a regionalização Norte - Sul se tornou obsoleta, tanto quando a regionalização do globo em "três mundos".
2.
a)
O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.
#ERRADO - O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos, entre EUA, Japão e União Europeia, mas não é a Venezuela um dos principais.
b)
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.
#ERRADO - O Mercosul é formado pelos Estados brasileiro, paraguaio, uruguaio, argentino e venezuelano (que está suspenso, atualmente [Abril/2018]). Já se estuda a entrada de novos membros, como Chile e Bolívia, mas não da Nova Guiné porque não faz parte da América do Sul.
c)
A União Europeia é o bloco econômico mais evoluído já existente e, dele fazem parte todos os países do continente.
#ERRADO - A UE é o bloco econômico mais evoluído, mas dele não fazem parte todos os países do continente, como a Suíça e em breve, Reino Unido também não fará.
d)
A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro.
#ERRADO - A APEC possui políticas de promoção do desenvolvimento socioeconômico, porém não tem uma moeda comum, como o euro ou dólar.
e)
O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países membros, aumentando o comércio.
#VERDADEIRO - O MERCOSUR/Mercosul surgiu com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento econômico dos países membros, todos sul americanos.
3. MUNDO REGIONALIZADO EM DOIS MUNDOS: DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS.
a)
Mundo globalizado: ERRADO - Porque é um conceito e não uma regionalização.
b)
Mundo Bipolar: CORRETO - O mundo bipolar era dividido entre países desenvolvidos (capitalistas) e países subdesenvolvidos (socialistas)
c)
Mundo entre guerras: ERRADO - Porque é anterior ao mundo bipolar, durante as Guerras Mundiais.
d)
Mundo novo: ERRADO - Porque é nome dado ao Novo Mundo descoberto pelos navegadores europeus nos século XIV, XV e XVI, também chamado de América.
e)
Mundo multipolar: ERRADO - A regionalização multipolar traz o conceito dos países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou seja, três e não dois "mundos".
3.
a)
histórico-cultural
b)
socioeconômico
c)
sociocultural
d)
geomorfológico
e)
geográfico-geológico: VERDADEIRO - Porque até o século XIX a África era conectada à Ásia através do Egito e a Ásia conectada à Europa através dos Montes Urais e Turquia, até que ocorreu a construção do Canal de Suez a qual, em tese, dividiu a África da Eurásia, mas geologicamente os três continentes são um só: Eurafrásia ou Euroafricasiática.