Obrigação de dar coisa certa - Estabelece entre as partes um vínculo, pelo qual o devedor se compromete a entregar ou a resti

Obrigação de dar coisa certa



- Estabelece entre as partes um vínculo, pelo qual o devedor se compromete a entregar ou a restituir ao credor um objeto perfeitamente determinado, que se considera em sua individualidade.

- Na obrigação de dar coisa certa o intuito do credor é obter aquela coisa, objeto do contrato, que o agrada por suas qualidades intrínsecas.



Destino da obrigação em face do perecimento ou deterioração da coisa



a) Perecendo a coisa, por culpa do devedor – perecendo a coisa por culpa do devedor, responderá o culpado pelo equivalente, mais perdas e danos (art. 234, 2a parte).



b) Deteriorando-se a coisa, por culpa do devedor – poderá o credor exigir o equivalente ou aceitar a coisa no estado em que se acha, exigindo perdas e danos.



c) Perecendo a coisa, sem culpa do devedor – resolve-se a obrigação, ou seja, a obrigação se desfaz, quer seja de dar, quer seja de restituir (art. 234, 1a parte).



d) Deteriorando-se a coisa, sem culpa do devedor – Se a obrigação era de dar, pode o credor considerar resolvida a obrigação; ou pode aceitar a coisa, abatido no preço o valor do estrago (art. 235, CC). Se a obrigação era de restituir e a coisa se deteriorou sem culpa do devedor, a obrigação original se altera, pois o credor só pode reclamar a coisa deteriorada, no estado em que se encontre (art. 238, CC).

Conforme as disposições do Código Civil acerca do direito das obrigações, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Fernando se comprometeu a dar coisa certa para Daniela, porém a coisa se deteriorou parcialmente sem qualquer culpa de Fernando.

Assertiva: Daniela tem o direito de resolver a obrigação ou de aceitar a coisa com o devido abatimento no preço

Escolha uma:
a.
Certo Correto

b.
Nenhuma das alternativas anteriores

c.
Errado

d.
nda

e.
NDA

resposta letra A, corrigido pelo AVA

RESPONDER

Arthur Uribe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.