1) a mundialização do capital é um fenômeno complexo que busca abarcar a relações sociais e econômicas
1)a mundialização do capital é um fenômeno complexo que busca abarcar a relações sociais e econômicas ara um contexto de rivalidade disfarçada. alguns sub movimentos integram o amplo processo da mundialização. neste sentido assinale nas alternativas abaixo aquela que apresenta três destes sub movimentos.
alternativas:
a)
globalização comercial, restruturação econômica e neoliberalismo
b)
financeirização do capital, reestruturação produtiva e neoliberalismo
c)
neoliberalismo, guerras étnicas, financeirização do capital
d)
reestruturação produtiva, mercantilismo e colonialismo
2)
toda de mundialização do capital "têm como objetivo reverter a queda da taxa de lucro e criar condições renovadas para a exploração da força de trabalho" (netto; braz, 2008, p. 218). as consequências são trágicas para os trabalhadores, dentre as mais danosas podemos citar:
alternativas:
a)
aumento das doenças, dos salários e da fome
b)
redução da maioridade do trabalho, baixos salários e redução dos níveis educacionais;
c)
empregos parciais, redução de salários e formas precárias de emprego.
d)
formas precárias de emprego, garantia da sexta básica e redução salarial
3)
para legitimar sua estratégia, o capital monopolista foi o responsável pelo fomento, patrocínio e divulgação do neoliberalismo, num conjunto ideológico que teceu concepções a cerca do homem e da sociedade. neste contexto com vistas a garantir sua liberdade de atuação, o capital monopolista impôs o neoliberalismo como um processo que visa:
alternativas:
a)
tornar o estado mínimo para o trabalho e máximo para o capital
b)
propor que não existem almoço grátis
c)
propor que não existem almoço grátis
d)
apresentar a nova onda da globalização
4)
observe a citação "a burguesia não pode existir sem revolucionar de modo permanente os meios de produção e, por conseguinte, as relações de produção – e, com elas, todas as relações sociais . a revolução contínua da produção, o abalo constante de todas as condições sociais, a eterna agitação e a incerteza distinguem a época burguesa de todas as precedentes. suprimem-se todas as relações fixas cristalizadas , todas as relações se tornam antiquadas antes mesmo de se consolidar. tudo o que é sólido se desmancha no ar. (marx; engels, 1978, p. 36, apud barroco, 2008, p. 222-223).". neste sentido a conclusão que se pode tirar e que não existe uma evolução natural da humanidade, logo esta evolução pode ser explicada como:
alternativas:
a)
um processo evolutivo como descrito por charles darwin;
b)
dinâmica restruturativa dentro da estratégia ganha-ganha comum ao mundo dos negócios
c)
conquista de novos padrões culturais e sociais que ditam o comportamento da geração y
d)
fruto da necessidade histórica de sobrevivência do sistema capitalista
5)
conforme barroco (2008, p. 224), "as condições para a existência desses valores e comportamentos são as relações fragmentadas, coisificadas, determinadas pelas relações sociais capitalistas e por sua configuração na atualidade". nessa perspectiva, o mesmo autor (barroco, 2008) explicam que as relações sociais reproduzem as tendências da estrutura social a qual se vinculam. sendo que no sistema capitalista
alternativas:
a)
são valores e comportamentos que tendem a perpetuar a dominação de poucos sobre muitos por meio de uma ideologia que "vende" a "naturalização" das condições de vida.
b)
são valores e comportamentos que tendem a perpetuar a participação de todos sobre muitos por meio de uma ideologia que "vende" a "naturalização" das condições de vida.
c)
são valores e comportamentos que tendem a perpetuar a dominação de todos sobre muitos por meio de uma ideologia que "vende" a "naturalização" das condições de vida.
d)
são valores e comportamentos que tendem a mudança a partir da participação de todos sobre muitos por meio de uma ideologia que "vende" a "naturalização" das condições de vida.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
alice4349
Questão 4.
D) Fruto da necessidade histórica de sobrevivência do sistema capitalista.