11. (ENADE, 2014) Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível

de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor: FONTE: VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989. a) Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la. b) Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem. c) Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema. d) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

1 Resposta

  • FerSilva

    E. forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

    Para que se atinja a zona de desenvolvimento proximal, proposta por Vygotsky, é preciso que os educadores mantenham os alunos focados, através do estímulo da autonomia e protagonismo dos mesmos.

    Diante disso, os mesmos devem auxiliar e indicar os caminhos corretos, para que as ferramentas sejam desenvolvidas pelos próprios alunos, para que o resultado final correto possa ser atingido.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.