A descoberta do pré-sal desencadeou, no Brasil, esforços em pesquisa e desenvolvimento de soluções para
sua exploração. A iniciativa, que gerou excelentes resultados, contribuiu para o posicionamento do País no cenário internacional de produção de petróleo e gás. Esse fato permite ao Brasil um novo alcance: o destaque não somente como provedor de matéria-prima, mas também como fornecedor de tecnologia de ponta. Nesse contexto, a atuação de micros e pequenas empresas – muitas delas responsáveis por tecnologias inéditas em todo o mundo – tem rompido o paradigma de que essa cadeia é restrita aos grandes grupos multinacionais. O conhecimento técnico em projetos e a mão de obra mais barata da região – supostamente permitiriam que seus produtos pudessem competir em preços com os fornecedores internacionais e os do Sul do Brasil. A Sigmarhoh sabia que seus produtos precisavam de um diferencial para se estabelecerem no mercado. Na busca pela competitividade, é que a empresa desenvolveu um novo tipo de polímero elastômero que apresenta o dobro de vida útil daquele que é utilizado nos componentes importados e pode ser utilizado paradiferentes tipos de fluidos de perfuração.Pensando no contexto dos conceitos e da relação entre inovação, ciência e tecnologia, responda: como a descoberta do pré-sal pode alavancar a inovação, tecnologia e a ciência no campo empresarial?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
carlosmucuri20pbd05m
A ciência na lógica capitalista funciona de acordo com os interesses dos agentes econômicos, sendo impulsionada quando é economicamente vantajoso fazê-lo.
A descoberta do Pré-Sal implica na descoberta de uma grande oportunidade econômica e de retorno dos investimentos que são feitos naquela região, de modo que ela pode implicar em avanços científicos advindos de pesquisas financiadas com o objetivo de dominar e expandir a lucratividade nestes campos petrolíferos.