A organização matricial para a gestão de projetos é considerada o modelo mais adequado, por aliar

os aspectos positivos dos modelos funcional e projetizado, ser híbrido e aliar uma melhor organização nas funções dos gerentes funcional e de projetos. Nessa estrutura, dependendo da necessidade e organização da empresa, podem haver três níveis: matricial fraca, matricial balanceada e matricial forte. Sobre a matricial balanceada, pode-se afirmar: []Assemelha-se bastante do modelo funcional, no qual o gerente de projeto possui pouca autonomia ou poder sobre o projeto e sua participação se aproxima do papel de um assistente da equipe.

[]Nessa estrutura, o gerente de projetos tem total autonomia de atuação no projeto e o gerente funcional, por sua vez, atua como um assistente do projeto e é consultado conforme a necessidade.

[]Nesse tipo de estrutura, o gerente de projetos e o gerente funcional não partilham do mesmo nível de autoridade, pois o gerente funcional tem poder e autoridade sobre os projetos e atua mais como assistente do projeto.

[]Nesse tipo de estrutura matricial, o gerente de projetos e o gerente funcional partilham do nível de autoridade e apresentam uma função no projeto. Desse modo, o gerente do projeto possui autonomia e poder para execução do projeto.

[]Nesse modelo, tanto o gerente funcional como o de projetos possuem as mesmas responsabilidades e partilham a mesma autonomia, porém, o funcional é quem tem poderes para formar a equipe de trabalho e gerir os recursos disponíveis.

Respostas correta: Nesse tipo de estrutura matricial, o gerente de projetos e o gerente funcional partilham do nível de autoridade e apresentam uma função no projeto. Desse modo, o gerente do projeto possui autonomia e poder para execução do projeto.

Acertei esta questão na prova.

RESPONDER

anaflormarafiga está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.