A palavra estatística deriva do latim e significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso

da estatística que tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos...) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números. A estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas. Toda pesquisa ou trabalho científico que utiliza a o Método Estatístico como ferramenta deve seguir, de modo geral, algumas etapas para a sua realização. Observe as afirmações a seguir e responda: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades? Quais as variáveis que serão estudadas?
Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento.
A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno.
Há duas formas de apresentação, dos dados. A apresentação tabular, ou seja, uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado, segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística. A apresentação gráfica dos dados constitui uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno.

RESPONDER

Lauraa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.