Assim como todo método a ser implantado, o método de custeio por absorção possui algumas vantagens, como

também algumas desvantagens. Prós e contras devem ser bem ponderados e analisados no setor público, pois são recursos do cidadão focados no serviço social. Sobre as desvantagens desse método, analise as sentenças a seguir:

I- Ele pode apresentar arbitrariedades, no que tange ao critério de rateio dos custos indiretos, que nem sempre é o adequado, pois muitos processos produtivos e de prestação de serviços encaixam melhor no método de custeio variável.
II- Ele pode apresentar diferenças constantes no comportamento dos custos indiretos por unidade, pois esse custo por unidade muda constantemente, de acordo com o volume produzido, quanto maior a quantidade produzida menor será o custo fixo por unidade.
III- Ele pode apresentar semelhanças no que tange aos critérios de rateio dos custos indiretos e aos critérios de custeio variável. Eis o grande problema desse método, pois é difícil discernir para qual serviço pode ser utilizado.
IV- Ele pode discrepar com as constantes tarefas a serem feitas nos serviços públicos, pois nas tarefas públicas o volume de serviço não faz mudar o custo unitário dos custos fixos, eles são constantes e não mudam.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

1 Resposta

  • carolinegigi

    A resposta correta é a letra D) As sentenças I e II estão corretas.

    O método de custeio por absorção que também é conhecido como custeio integral deve ser usado para debitar o curso dos produtos bem como todos os cursos da área de fabricação dos mesmo com isso eles são custos identificados como custo direto e indireto, fixo ou variável.

    Como o próprio nome diz o procedimento é fazer com que cada produto consiga absorver as sua parcela de custo direto e indireto.

    Esse método nasceu do sistema de desenvolvimento da Alemanha, bem no inicio do século XX.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.