Como você já sabe, o brasil é uma república federativa presidencialista. mas, para entender com mais

clareza, procure observar a abordagem de dantas (2018):
o poder de estado é dividido entre órgãos políticos distintos. a teoria dos três poderes foi desenvolvida por charles de montesquieu em seu livro “o espírito das leis” (1748). baseado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o poder de estado em executivo, legislativo e judiciário. no brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, congresso nacional e pelo supremo tribunal federal (stf).

o executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. o presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo legislativo, editar medidas provisórias, etc. o legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as propostas do presidente. o parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a câmara dos deputados e o senado. qualquer projeto de lei deve primeiramente passar pela câmara e depois, se aprovado, pelo senado. o poder judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. o mesmo é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo senado (dantas, 2018).

fonte: dantas, tiago. como funciona o sistema político brasileiro? mundo educação. 2018. disponível em: . acesso em: 24 mai. 2018.

com base no texto acima, é possível afirmar que:

i – o presidente brasileiro não pode fazer nada sem a aprovação do senado e da câmara dos deputados;

ii – ao senado federal e à câmara dos deputados dá-se o nome de congresso nacional.

iii – em termos de política, nada cabe ao poder judiciário.

assinale a única alternativa que contém as afirmativas corretas.

escolha uma:
a.
i e iii.

b.
apenas a ii.

c.
i, ii e iii.

d.
apenas a i.

e.
apenas a iii.

RESPONDER

Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.