DESAFIO 1 – Bioética e Biossegurança: Todas as instituições geradoras de resíduos de serviços de

DESAFIO 1 – Bioética e Biossegurança:
Todas as instituições geradoras de resíduos de serviços de saúde devem elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, também conhecido pele sigla PGRSS. Esse plano dever ser baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação destes, estabelecendo as diretrizes para o seu manejo.
Percebe-se que a Unidade de Terapia Intensiva apresenta fragilidades no Plano de Gerenciamento de Resíduos por falta de local adequado para armazenar o lixo no local de geração. Diante desse problema identificado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), conceitue o que é Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e qual o seu objetivo. Após isso, pensando enquanto gestor hospitalar, pontue e explique o passo-a-passo da elaboração do PGRSS.
DESAFIO 2 - Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar: O processo de acreditação está intimamente relacionado com a qualidade e com a segurança do
atendimento em saúde. Desse modo, as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde podem solicitar o processo de Acreditação, realizado por organizações não governamentais, com ou sem fins lucrativos. A principal entidade mantenedora da Acreditação brasileira é a Organização Nacional de Acreditação (ONA), criada em 1999, responsável por credenciar Instituições Acreditadoras para realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA. Considerando que o Hospital Santa Rosa deseja ser um Hospital “Acreditado Pleno (Nível 2)’’, ele precisa submeter-se a fase de avaliação, compreendida pela vistoria de todos os setores e unidades hospitalares. Para que o hospital seja avaliado é importante que todos os colaboradores sejam informados e preparados para tal processo. A visita, propriamente dita, deve ser voluntária e solicitada formalmente à Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA. Diante deste contexto e da situação-problema, é importante que você, enquanto futuro gestor hospitalar, compreendam o processo de acreditação. Por isso:Destaque as principais características do “Nível 2 – Acreditado Pleno", além de identificar quais estratégias podem ser realizadas pelo hospital frente às fragilidades encontradas. Ressalte o período em que a instituição pode permanecer com este Nível de Acreditação, ou seja, a validade dele. FAÇO POR ENCOMENDA 31998412921 (COMPLETO, SEM PLÁGIO)

1 Resposta

  • Isabillypyc

    A alternativa E) apresenta afirmativa corretas a respeito do processo de implantação e  manutenção da acreditação hospitalar.

    A acreditação em saúde é uma forma de avaliar os modos como os serviços de saúde estão indo, podendo ser feita de forma periódica, é uma forna de garantir a qualidade da assistência hospitalar.

    A acreditação hospitalar é baseada em sistemas de qualidade, que exigem mudanças na forma que os processos de saúde são realizados no ambiente hospitalar.

    Esse tipo de avaliação permite que o gestor modifique a forma do hospital trabalhar.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.