DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENCIAIS DO NEGÓCIO Em momentos de dificuldades como a que enfrentamos
no momento é importante pensar que é uma ótima oportunidade para inovar criando novo produto ou empreendimento. É importante pontuar que essa visão não estará na perspectiva de inúmeras pessoas e não há nada de errado com nenhuma das partes porque há espaço para diversidade de pensamentos e isso deve ser respeitado. Como abordado no material, há uma série de variáveis de nível individual, grupal e social que influencia a jornada de um indivíduo que pode servir como estímulo ou desincentivo. Para a elaboração da atividade, vamos partir do pressuposto que um indivíduo percebe na crise uma oportunidade para empreender. Um dos segmentos que tende a crescer nos próximos anos é o cuidado com a saúde da população visto a existência de pandemias, alimentos e bebidas contaminadas, poluição, sedentarismo, entre outros. Entretanto, como visto no material, para que uma ideia seja transformada em oportunidade é necessário que seja viável e lucrativa e para saber se pode ser implantada é importante coletar informações que embasem o desejo. O conhecimento pode ser adquirido por meio de entrevista/questionário com os futuros clientes, leitura de materiais especializados, experiência profissional, entre outros. A etapa realizada permitirá fazer a modelagem do negócio definindo os pontos essenciais do empreendimento sendo uma das ferramentas utilizadas o Business Model Canvas (BMC) abordado no material. Mas, não basta aplicar a ferramenta é importante deixar claro o conceito do empreendimento para atrair parceiros como sócios, investidores, colaboradores, fornecedores e isso é realizado pelo Sumário Executivo da ferramenta Plano de Negócio. Considerando esse cenário, responda as seguintes perguntas: a) Escolha um nome para a empresa que você criará que precisa ser inédito, ou seja, não pode existir outra no mercado. A partir daí, elabore o Resumo Executivo da empresa, apresentando as características e os produtos da empresa com até 15 linhas. Utilize como base para escrita o conteúdo da unidade 4 do livro que apresenta os seguintes questionamentos: o que, onde, por que, como, quanto, quando? b) Agora, aplique a ferramenta Business Model Canvas (BMC) elaborando a parte de Proposta de Valor. O conteúdo que está na unidade 3 o ajudará a fazer. A escrita da Proposta de Valor deve ser em formato de uma frase. c) Propor dois benefícios que levam o empreendedor a ter sucesso ao utilizar o plano de negócio. Justifique a sua resposta.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
camila5715
1. a) INTRODUÇÃO: 1º Parágrafo
DESENVOLVIMENTO: Do 2º ao 5º parágrafos
CONCLUSÃO: 6º e 7º parágrafos
b) Na introdução (1º parágrafo), o autor faz a apresentação geral do tema e aponta os dois aspectos relevantes a serem analisados: em primeiro lugar, os elementos de convicção e certeza sobre a mudança e, em segundo plano, as dúvidas ou incertezas derivadas desse processo.
2. a) O autor começa, efetivamente, a desenvolver o tema no 2º parágrafo. Neste segmento, discorre e relaciona vários processos naturais que servem de referências exemplificativas do caráter dinâmico da Terra e do universo, bem como os reflexos de tais transformações na vida humana.
b) Do 3º ao 5º parágrafos, o autor do texto passa a desenvolver e fundamentar as ideias-chave anunciadas na introdução: até que ponto as mudanças são, de fato, benéficas e representam progresso?
Nessa linha, busca o autor exemplos na História e nas outras ciências para a argumentação. Ao citar a Revolução Industrial, deixa clara a ideia de relatividade do conceito de progresso, pois, verificadas todas as suas faces, a depender do ponto de vista do analista, um mesmo processo de mudança pode ser progresso para uns e prejuízo para outros. Ou seja, a mudança afeta de modo desigual as várias esferas sociais.
3. Conclusão do tipo síntese. Nas palavras finais, o autor sintetiza as ideias centrais do texto e, repetindo três vezes a palavra "talvez" no último parágrafo, ratifica a ideia defendida de incerteza na mudança.
4. Sim. Porque retrata bem a realidade vivida pela humanidade ao longo dos séculos nos aspectos socioeconômicos e históricos.
5. a) Norma-padrão (Por defender ideias de cunho científico-filosófico e histórico, a variedade padrão foi a mais adequada).
b) Primeira pessoa do plural (Sabemos que...; Talvez estejamos condenados, etc.)
c) Tende à impessoalidade e objetividade. O autor se conduz como observador da natureza e do universo, embasando seus argumentos em elementos objetivos da ciência.