Elaboração do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração de resultado do Exercício). Na contabilidade

a escrituração de cada operação é efetuada sempre através de um débito e um crédito de igual valor. Assim, podemos dizer que o valor total dos saldos devedores deve ser igual ao valor dos saldos credores, cuja igualdade devemos verificar periodicamente. Para efetuarmos tal verificação, devemos relacionar todas as contas contábeis (Patrimoniais e de Resultados), com saldo, em demonstrativo chamado Balancete de Verificação. Portanto, a escrituração de cada operação é feita através de débitos e créditos de igual valor (Método das Partidas Dobradas), daí se conclui que, somando os débitos de todas as contas, teremos um total que será igual à soma dos créditos de todas as contas. Pelo mesmo motivo, é fácil concluir que o valor total dos saldos credores deve ser igual ao valor total dos saldos devedores. Essa comprovação comparação se faz com o uso do Balancete de Verificação, se a soma dos débitos se igualar a soma dos créditos significara que os registros feitos no Diário e transcritos para o Razão estão corretos. De acordo com o Balancete de Verificação acima: A) Elabore a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e o Balanço Patrimonial da empresa “Comercial Bons Alimentos Ltda”. B) Qual o lucro líquido da empresa? C) Qual o Total do Ativo do Balanço Patrimonial? D) Qual o Total do Passivo do Balanço Patrimonial?


Elaboração do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração de resultado do Exercício). Na contabilida

1 Resposta

  • Melissamoraes

    Importante: a soma dos saldos devedores deve ser igual à soma dos saldos credores. Se houver desigualdade, é sinal de que há erros na Contabilidade da empresa.

    Há várias maneiras de se apresentar um Balancete de Verificação. Em todos eles deve existir o cabeçalho onde se indica o nome da empresa e a data do balancete. É possível representá- lo com os saldos iniciais de cada conta (devedor ou credor) e com os respectivos movimentos no período (débitos e créditos), ou simplesmente com os saldos finais das contas (devedor ou credor). Este último caso é o mais comum e também o mais prático

Clique aqui para adicionar a sua resposta.