Em 2022 estamos vivendo um período menos crítico da pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação, foi poss&ia...
Em 2022 estamos vivendo um período menos crítico da pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação, foi possível o retorno às aulas, a possibilidade de retornar aos espaços públicos de forma mais livre e a flexibilização do uso de máscara, nos permitindo estabelecer um sentimento de normalidade. Com isso, foi também possível voltar o olhar para o que foi comprometido para além da ameaça de vida que o vírus nos apresentou.
A educadora Edilane Gomes atua em uma turma de quatro anos da pré-escola da EMEI Jardim Camargo, em Venda Nova do Imigrante (ES), e conta que “Na volta às atividades presenciais durante a pandemia, quando os pequenos começaram a retornar à escola, notei muitas diferenças no desenvolvimento deles. Fiquei sem chão. O que fazer? Muitos não conheciam cantigas e brincadeiras; outros, apresentavam pouco repertório com jogos e pouca habilidade para manipular materiais, interagir e brincar com outras crianças. Havia aqueles que não reconheciam o próprio nome por escrito entre os demais, nem a rotina escolar” (YURIE, 2022).
O relato da Educadora Edilane Gomes evidencia uma realidade discutida durante os dois anos que estivemos em isolamento social intenso, qual seja, as consequências do isolamento para o desenvolvimento físico das crianças e que, agora, precisam ser trabalhadas no contexto escolar, com o objetivo de minimizar os impactos no desenvolvimento infantil. Os diferentes órgãos de saúde e educação têm lançado notas com sugestões de trabalhos a serem realizados, com vistas à estimulação do desenvolvimento biopsicossocial das crianças na atualidade.
YURIE, Ingrid. Educação Infantil: desafios e caminhos do planejamento pós-pandemia. Nova Escola. 10 maio 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21209/o-planejamento-pos-pandemia-desafios-e- caminhos. Acesso em: 30 maio 2022.
Diante desse contexto, é necessário que o planejamento do professor contemple alguns aspectos importantes. Além de considerar as especificidades do desenvolvimento da criança de acordo com a faixa etária, é necessário que o professor, ao planejar suas aulas, não perca de vista uma das funções sociais da escola, que é divulgar informações adequadas à comunidade em geral sobre o bem cuidar das crianças. Por essa razão, nesta atividade MAPA, você terá o seguinte desafio:
Imagine que você trabalha em uma escola e foi convidado(a) pela diretora para fazer uma palestra sobre os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento infantil. Seu público será os professores da Educação Infantil que trabalham com crianças a partir de 3 anos de idade, bem como os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tal tarefa você precisará elaborar um material gráfico sobre o desenvolvimento físico da criança de 3 (três) a 6 (seis) anos de idade para entregar aos professores. Seu material gráfico deverá ser elaborado na plataforma de design gratuito Canva em 1 (uma) página e apresentar os seguintes itens:
- Explicar como ocorre o desenvolvimento físico e quais os comprometimentos que podem ser ocasionados para a criança quando esta é privada de estímulos adequados.
- Citar no mínimo 3 (três) aspectos que podem ser explorados para o desenvolvimento físico da criança em casa e na escola.
- Apresentar 3 (três) atividades que estimulem o desenvolvimento físico da criança e que podem ser realizadas tanto na escola quanto em casa pelos familiares.
►0️⃣1️⃣9️⃣ ◄ ATV 1 e MAPA sem plágio ✆ 1️⃣9️⃣-9️⃣.8️⃣7️⃣7️⃣3️⃣.4️⃣2️⃣3️⃣8️⃣
► Sua nota, nosso compromisso. Não vendemos cópias
►Garanto Nota Alta/Máxima ✆1️⃣9️⃣-9️⃣.8️⃣7️⃣7️⃣3️⃣-4️⃣2️⃣3️⃣8️⃣