“escrituração contábil” a escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional

“escrituração contábil”

a escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras, pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.

escrituração contábil. disponível em: acesso em 01/09/2018.

todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. alguns livros são obrigatórios, tais como o livro diário e o livro razão que de acordo com a resolução do conselho federal de contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.

neste contexto, disserte em relação aos livros obrigatórios previstos pela legislação brasileira, detalhando conforme seu entendimento cada um deles.

1 Resposta

  • Felipe

    Olá.

    Como vai?

    Quando uma empresa faz o registro de um fato contábil, usando o método das partidas dobradas, seja para as contas patrimoniais ou de resultado utiliza-se esse método.

    A escrituração contábil consiste em uma técnica utilizado pelo profissional de Contabilidade para lançar todos os fatos contábeis em livros, como o livro razão e diário.

    Os livros utilizados na Contabilidade são:

    Livro Razão;

    Livro Diário;

    Livros Auxiliares;

    Sociais;

    Livros Fiscais.

    O Livro Razão é um dos mais utilizados pois é onde as empresas realizam todos os seus lançamentos contábeis.

    Já no Livro Diário é onde são realizados os registros as operações que são ligadas ao patrimônio da organização em determinado tempo.

    Os Livros Sociais são as Atas de Assembleias Gerais, Registro de Partes Beneficiárias, dentre outros.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.