Estressores ocupacionais estão frequentemente ligados à organização do trabalho, como pressão para produtividade,

retaliação, condições desfavoráveis à segurança no trabalho, indisponibilidade de treinamento e orientação, relação abusiva entre supervisores e subordinados, falta de controle sobre a tarefa e ciclos trabalho-descanso incoerentes com limites biológicos. Estas circunstâncias impõem ao trabalhador uma alta demanda a ser enfrentada. Se o indivíduo apresentar um repertório deficitário de enfrentamento, será, então, desencadeado o estresse ocupacional. Portanto, quanto maior a demanda e menor o controle, mais provável será a ocorrência de estresse e prejuízos à saúde do trabalhador.

MURTA, Sheila Giardini, & TRÓCCOLI, Bartholomeu Torres. (2004). Avaliação de intervenção em estresse ocupacional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(1), 39-47.
Disponível em: . Acesso em 03 Fev. 2020.

De acordo com essas informações, avalie as afirmações a seguir, referentes ao estresse ocupacional.

I. O estresse ocupacional pode ser entendido como um desgaste anormal do organismo.
II. Os agentes estressores psicológicos são reações físicas percebidas como nocivas ou de perigo e que vão causar estresse no organismo.
III. Doenças que afetam o organismo causando estresse metabólico, podem ser consideradas como um fator externo ao corpo que é causador de estresse.
IV. O estresse ocupacional pode ser definido como o conjunto de todas as reações gerais do organismo que acompanham a exposição prolongada ao agente estressor.

Estão corretas as assertivas:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.

Alternativa 2:
II e IV apenas.

Alternativa 3:
I, II e III apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

1 Resposta

  • Lauraa

    alternativa 4- I, III E IV

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.