Existem diferentes tipos de estratégia de crescimento que o empreendedor poderá optar para desenvolver
o seu negócio.a estratégia de crescimento denominada penetração estimula os clientes existentes a comprar um número maior dos produtos atuais da empresa. a estratégia de desenvolvimento de mercado visa à venda dos produtos existentes da empresa para novos grupos de clientes. a estratégia de desenvolvimento de produto é uma estratégia de crescimento por meio do desenvolvimento e da venda de novos produtos para pessoas que já compram os produtos existentes da empresa. a estratégia de diversificação abrange a venda de um novo produto para um novo mercado.
pense e apresente exemplos de empresas que adotam ou adotaram esses tipos de estratégias de crescimento. apresente de forma resumida um exemplo para cada tipo de estratégia de crescimento.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
felipe0387
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Estratégia de penetração: o salão de beleza que eu frequento faz uma promoção no preço do corte de cabelo às segundas-feiras, de forma a incentivar que os clientes atuais frequentem o salão nesse dia, para não concentrar a venda dos serviços apenas nas quintas e sextas-feiras e nos sábados, que são dias de maior movimento.
Estratégia de desenvolvimento de mercado: ao identificar o crescimento de clientes solteiros e a redução no tamanho das famílias, a Sadia passou a oferecer seus produtos em embalagens menores e alguns com porções individuais.
Estratégia de desenvolvimento de produto: diversas escolas de educação básica estão identificando que os pais têm dificuldades em acompanhar o dever de casa dos filhos pequenos e oferecem o serviço de acompanhamento de dever de casa individual ou coletivo para os alunos. As famílias pagam uma taxa extra pelo serviço.
Estratégia de diversificação: quando a empresa aérea Gol foi lançada no mercado, no início dos anos 2000, o foco foi vender passagens aéreas para um novo mercado que estava surgindo, composto por pessoas da classe C emergente, que estavam habituadas a andar de ônibus e não de avião. A Gol fornecia um serviço básico, incentivava os clientes a adquirir as passagens pelo site, as aeronaves possuíam mais poltronas para comportar mais passageiros e não havia serviço de bordo. Desta forma, ela conseguia oferecer passagens mais baratas para esse público. Criou-se, então, um novo mercado para a venda de passagens aéreas.