Leia o texto a seguir: Famílias brasileiras têm até cinco gerações de consumidores Em 2020, despesas de consumo das famílias br

Leia o texto a seguir:

Famílias brasileiras têm até cinco gerações de consumidores
Em 2020, despesas de consumo das famílias brasileiras representaram 62,9% do PIB do país.
Devido ao aumento da longevidade dos brasileiros, nos dias atuais, é possível ver cinco gerações de consumidores numa mesma família: bisavó, avó, mãe, filha, neta e bisneta. Desde os anos 1940, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 31,1 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Com isso, as famílias passaram a ter, cada vez mais, diferentes hábitos de consumo e objetos de desejo.
Se antes a bisavó sonhava em comprar o tecido mais caro para fazer um lindo vestido, hoje, a bisneta quer o celular de última geração. As longas filas em lojas ou falta do produto em estoque também não fazem mais sentido para as novas gerações: agora, tudo pode ser encontrado em um único clique pela internet, via celular, tablet ou computador.
Além do avanço tecnológico, as mudanças nos hábitos dos consumidores nas últimas décadas podem ser explicadas por estratégias incorporadas, tanto pelas empresas quanto pelos governos, para recuperar a economia após as grandes guerras, de acordo com Felipe Comarela, coordenador do núcleo de Direito do Consumidor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Sociedade de Consumo.

Com o passar do tempo, a durabilidade dos produtos vem diminuindo, a fim de turbinar o consumo, que é o principal motor de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das sociedades capitalistas. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as despesas de consumo das famílias responderam por 62,9% do PIB brasileiro de 2020. Os investimentos responderam por 15,9% do PIB e os gastos do governo, por 20,5%.

Disponível em: .


Conforme apresentado no texto acima o consumo das famílias é a variável que tem maior representatividade no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), quando medido sob a ótica da demanda agregada. A presença do governo na economia com a cobrança de impostos faz com que a função consumo keynesiana no mercado de bens e serviço seja representada por:

C = Co + c .Yd

Sendo:
C : consumo das famílias
Co : consumo autônomo
c: propensão marginal a consumir da renda disponível que varia de 0 a 1.
Yd: renda disponível, sendo a renda deduzida dos impostos

Com base na função consumo keneysiana, o que acontece com o consumo das famílias quando:
a) A carga tributária da economia aumenta?
b) Quando a propensão a consumir da renda diminui, ficando mais próxima de zero?
Resposta

RESPONDER

Hannah Paiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.