Leia o trecho a seguir e responda: “O primeiro desafio apontado pelos pesquisadores está relacionado
às peculiaridades da atuação pesquisador-professor no Brasil. Os entrevistados indicaram que o perfil do pesquisador brasileiro é caracterizado pelo acúmulo de funções e um suporte reduzido de profissionais contratados que possam auxiliá-lo. Em geral, segundo o relato dos entrevistados, o pesquisador é o idealizador do projeto, o coletor de dados, o facilitador da intervenção, o suporte da instituição onde a intervenção é desenvolvida, o analista de dados, o supervisor de estágio, o professor de disciplinas gerais, o revisor de artigos e, em alguns casos, o coordenador da graduação ou pós-graduação. Não há profissionais contratados para dar suporte à implantação e avaliação das intervenções ou, quando existem, são insuficientes para atender às demandas dos pesquisadores”.(Fonte: ABREU, S. e MURTA, S. G. A pesquisa em prevenção em saúde mental no Brasil: a perspectiva de especialistas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 34. Brasília, 2018, Epub Nov 29, 2018.)
De acordo com o trecho, fica claro que o desafio enfatizado pelos pesquisados relaciona-se à:
a. multiciplinariedade de atuação na saúde pública que interfere nas questões da saúde mental.
b. falha do sistema de saúde pública em prover condições de atendimento à população de baixa renda a fim de prevenir o surgimento de distúrbios mentais.
c. escassez de profissionais qualificados que se dediquem às questões relacionadas à prática de prevenção dos distúrbios da saúde mental.
d. falta de investimento do Governo no Sistema Único de Saúde (SUS).
e. sobrecarga de trabalho demandada pelos profissionais que se dedicam à atuação e estudo das práticas de prevenção às questões relacionadas à saúde mental.
Rafaela está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.