Leia os excertos a seguir, e em seguida realize a 1ª e 2ª parte da atividade MAPA:   “A necessidade de aprofunda...

Leia os excertos a seguir, e em seguida realize a 1ª e 2ª parte da atividade MAPA:

 

“A necessidade de aprofundar o estudo da questão étnica no Brasil ficou subsidiada com a promulgação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” em nossas escolas brasileiras. Para se estudar esta temática é preciso unir diversas áreas de conhecimento e usar de estratégias metodológicas que versam sobre os assuntos pertinentes, partindo do ponto de vista africano e indígena e não eurocêntrico” (PAIXÃO, 2018, p. 189).

 

PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco. Metodologia do Ensino de História. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

 

. . .

 

jogos e brincadeiras são uma possibilidade de os alunos conhecerem o legado africano e afro-brasileiro de forma prazerosa. O trabalho envolvendo jogos e brincadeiras devem ser planejados e organizados pelo professor que precisa conhecer e se familiarizar com o mesmo” (MOCHI, 2019, p. 10).

 

MOCHI, Elaine Aparecida dos Santos. Jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras no espaço escolar. Revista NEIAB. Disponível em: https://sites.uem.br/neiab/revista-neiab/artigo-3.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.

 

PARTE 1 –

 

Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e confeccione um brinquedo ou um jogo de origem indígena ou africana, de preferência, utilize materiais recicláveis.

Após o brinquedo ou jogo pronto tirar duas fotos (uma do brinquedo sozinho e outra você segurando o brinquedo) em seguida, colar as fotos no formulário padrão (que se encontra no material da disciplina).

 

PARTE 2 -

 

Agora imagine que você é professor (a) de uma escola de Educação Infantil ou Ensino Fundamental I (você pode optar) e precisa realizar um plano de aula utilizando o brinquedo ou jogo que confeccionou. No plano de aula apresente os seguintes itens:

 

-             Nome do brinquedo ou jogo da cultura africana ou indígena;

-             Objetivo ao trabalhar com esse brinquedo ou jogo no âmbito escolar; (retirar um objetivo da BNCC);

-             Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de como jogar ou brincar (5 a 10 linhas);

-             Discorra criticamente sobre a importância de se trabalhar a cultura indígena e africana nos espaços escolares (5 a 10 linhas).

 

Para a realização dessa atividade, leia o texto “JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR” (http://sites.uem.br/neiab/revista-neiab/artigo-3.pdf

►0️⃣1️⃣9️⃣ ◄ ATV 1 e MAPA sem plágio ✆ 1️⃣9️⃣-9️⃣.8️⃣7️⃣7️⃣3️⃣.4️⃣2️⃣3️⃣8️⃣

► Sua nota, nosso compromisso. Não vendemos cópias

►Garanto Nota Alta/Máxima ✆1️⃣9️⃣-9️⃣.8️⃣7️⃣7️⃣3️⃣-4️⃣2️⃣3️⃣8️⃣

RESPONDER

ZeroDezenoveAssessoria está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.