Leiam o texto a seguir, de fabio altman, jornalista brasileiro, retirado da revista época negócios.

com base em reflexões sobre o texto apresentado e com base em reflexões sobre o que foi discutido na unidade i e na unidade ii, discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.

altman, fabio, sua empresa é uma orquestra? época negócios, são paulo, jul. 2007. as companhias modernas, ancoradas na inovação aberta, cada vez mais atentas ao consumidor global, dependem do conhecimento e da rica informação de especialistas (os músicos, virtuoses), da divisão de trabalho (as seções de uma orquestra) e da capacidade de colaboração em grupo (a própria orquestra). “não conheço empresa perfeita, assim como não existem orquestras perfeitas”, diz carlos osmar barreto, professor da fundação getúlio vargas e amante da música clássica, estudioso das ideias de drucker. “mas possivelmente não há, ainda, metáfora mais adequada que comparar o maestro a um presidente de empresa e os departamentos de uma companhia às seções de uma sinfônica.” é hora, portanto, de revisitar o caminho de drucker. para trilhá-lo, nada como um passeio pelos bastidores da orquestra sinfônica do estado de são paulo, a osesp, comandada pelo regente john neschling, que o jornal francês le monde definiu, no início do ano, como “um milagre musical proveniente de são paulo”.

1 Resposta

  • rodrigovtrn

    A empresa e a orquestra apresentam  pontos em comum, e é possível ligar a empresa e obras de grandes mestres, procura-se focar no emocional do público e estabelecer, durante todo o tempo, ligações entre o cotidiano de uma empresa e obras de grandes mestres da música clássica. Envolve temas como:  liderança,  organização e trabalho em equipe. Dá-se o nome de música clássica, ou erudita, à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, teve sua origem na Europa,  Durante os séculos XVII e XVIII, a plateia assistia aos concertos conversando e, até mesmo, jantando durante as apresentações O silêncio reinava quando o solista apresentava. Atualmente, os concertos dão-se em atmosfera solene e silenciosa igualmente a concentração nas tarefas , Alguns estudos apontam melhor rendimento acadêmico das crianças que aprendem música, a orquestra pode conter inúmeros músicos sendo necessário ajustes contínuos dos músicos igualmente a integração de todos na empresa, objetivos e metas em uma orquestra são subordinados a uma tarefa comum, antigamente chamava-se orquestra sinfônica aquela sustentada por instituição publica e orquestra filarmônica sustentada por instituição privada atualmente vem sendo mudado este conceito nãohá  diferenças no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, os músicos executam uma mesma obra musical todos trabalham para o sucesso da empresa, cada musico conhece sua partitura e do momento que deve tocar igualmente responsabilidade, cada membro com seu papel objetivando excelência na sua atividade igualmente excelência no que faz, cada um sabe da sua participação e cada funcionário sabe do alcance dos objetivos empresariais, o trabalho de todos pode ser avaliado individualmente imediatamente igualmente avaliação, a falhas são percebíveis e corrigidas igualmente monitoramento. O regente só conseguira chegar onde quer com ajuda dos músicos  sintonia entre os gerentes e os empregados e os aplausos representam o resultado satisfatório igualmente resultados bem sucedidosetc mais e nesse pensamento e so modificar

     

     

     

Clique aqui para adicionar a sua resposta.