No arranjo geral dos portos, normalmente se podem distinguir três partes componentes: o canal de acesso,

o anteporto e o porto propriamente dito, com sua bacia de evolução e instalações de acostagem. O canal de acesso liga as profundidades existentes em alto mar às profundidades dos berços de atracação dos portos, permitindo a entrada dos navios nas instalações aquaviárias dos portos. O anteporto é área marítima onde os navios fundeiam quando entram no porto, aguardando a permissão para atracação. O porto é onde se encontram as instalações de acostagem dos navios, próximo às quais se estende a bacia de evolução das embarcações que atracam no porto. Essa última área serve às manobras dos navios na atracação e desatracação. Considerando as informações acima, tem-se como correta a afirmação: A) Para trafegar no canal de acesso e nas bacias e atracar no cais, o navio conta com o trabalho do prático, que é um membro da tripulação especializado nesse tipo de manobra.

B) O cálculo das dimensões da largura de fundo do canal de acesso é função do calado da embarcação tipo e dos tipos de cargas transportadas.

C) O regime de ventos não é considerado na definição da orientação ideal para canais de acesso portuário.

D) A dimensão ótima de uma bacia de evolução consiste numa área circular cujo diâmetro é igual ao comprimento da embarcação-tipo.

E) Instalações de acostagem são estruturalmente dimensionadas, considerando-se a velocidade de atracação de navios em condições de carregamento máximo.

1 Resposta

  • Paulricar

    E)

    Explicação:

    gabarito estácio.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.