Num processo industrial, a existência de gargalo implica em custos causados pela espera ou pelo estoque

intermediário para evitar a espera. A decisão de eliminá-los está intimamente ligada ao custo do processo para, então, escolher a forma de tratamento. Por isso é fundamental a compreensão da Teoria das Filas e da Teoria das Restrições, no intuito de solucionar alguns problemas organizacionais. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:

I – Em uma fábrica que tenha um processo produtivo (simples) composto por três atividades básicas, onde: na etapa 1 se produza 200 peças/hora; na etapa 2 – 100 peças/hora; e na etapa 3 – 400 peças/hora; é possível afirmar que teremos uma produção média de no máximo 100 peças/hora.

II – a Teoria das Filas pode ser definida como sendo um conjunto de teoremas, que envolvem cálculos probabilísticos, quais visam explicar o comportamento de atendimento a serviços enfileirados, usando medidas de performance. As filas são constituídas dos seguintes elementos: população / clientes (entidade) / servidor / serviço.

III – O gargalo é uma limitação, elo mais fraco ou impeditivo à evolução ou continuidade do processo produtivo, também, chamada de restrição. Esta é qualquer coisa numa empresa que a impeça ou limite seu movimento em direção aos seus objetivos.

IV – Sabendo que λ (letra grega lambda) representa o ritmo de chegada dos clientes; Ts é a taxa de atendimento; e M é igual a capacidade de atendimento (número de atendentes do sistema): é possível afirmar que, numa empresa qualquer, quando M * Ts > λ = o sistema vai gerar uma fila.

V – A Teoria das Restrições considera que a capacidade máxima de produção de um sistema é definida pela capacidade de produção de uma “restrição (gargalo)”.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, II e III

b.
II, IV e V Incorreto

c.
I, II, III, IV e V

d.
I, II, IV e V

e.
I, II, III e V

RESPONDER

lelerj está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.