O Brasil apresenta-se como um país de muitos empreendedores, porém, devemos estar atentos aos detalhes deste assunto que mostram que,...
O Brasil apresenta-se como um país de muitos empreendedores, porém, devemos estar atentos aos detalhes deste assunto que mostram que, proporcionalmente a alta taxa de surgimento de novos empreendimentos, está também, a alta taxa de mortalidade desses novos negócios. Segundo as informações do Valor Econômico (2020), antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fecham suas portas em menos de dez anos de atividade. É um dado relevante e que deve ser pensado antes de se empreender. Pensando neste quesito, quais são algumas das habilidades importantes para um empreendedor ou um gestor?
Do ponto de vista teórico, Chiavenato (2021) destaca que o administrador, para exercer bem as suas funções deve saber planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização. E exercer ainda, um conjunto de papéis importantes para a gestão: Papéis interpessoais, informacionais e de decisão. Ao destacar os papéis interpessoais, Chiavenato (2021) afirma que o papel interpessoal do gestor condiz em saber lidar com relações com outras pessoas e, por isso, a importância das habilidades humanas. Tem relação direta de como o administrador interage com as outras pessoas e as influenciam. O gestor precisa relacionar-se constantemente com os seus colaboradores, clientes e fornecedores e parceiros para realizar uma boa gestão. Utilizando este contexto, precisamos pensar na capacidade de negociação do empreendedor.
Considerando o contexto citado acima, apresente uma definição teórica de “negociação” e faça a correlação desta importante habilidade na prática diária do empreendedor que precisa garantir a sobrevivência da sua empresa.