O gerenciamento do escopo do projeto abrange processos reque
ridos para assegurar que todos os trabalhos necessários sejam planejados de forma coerente para ser executado de forma bem-sucedida. Para isso, é preciso definir e controlar o que está e o que não está incluído no processo.Segundo o guia PMBOK*, o escopo refere-se à soma de produtos fornecidos em formato de projeto. É importante diferenciar o escopo de produto de escopo de projeto. O escopo de produto refere-se a características e funções que representam um produto, serviço ou resultado. Já o escopo de projeto refere-se ao trabalho que será realizado para que determinado produto, serviço ou resultado seja executado com as características especificadas no início do planejamento.
* PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia com um conjunto de normas organizado pelo Instituto PMI
(Project Management Institute), considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos.
O ciclo de vida do projeto, segundo o curso on-line de Gerenciamento do Escopo em Projetos da Fundação Getúlio Vargas, é um conjunto de fases do projeto, na maioria das vezes em ordem sequencial, cujos nomes e quantidades são determinados pelas necessidades de controle. Definidos os escopos de produto e projeto, o guia PMBOK (5ª edição) também divide o escopo em cinco processos, classificados em relação ao ciclo de vida do projeto.
Quais são estes processos?
Escolha uma:
a. Planejar o Gerenciamento do Escopo; Validar o cronograma; Calcular a estimativa de duração das atividades; Executar o escopo; Monitorar o tempo. (Incorreto)
b. Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a EAP; Validar o escopo; Monitorar EAP.
c. Coletar os requisitos; Definir o escopo; Criar a EAP; Validar o escopo; Controlar o escopo.
d. Definir o escopo; Criar a EAP; Validar o escopo; Controlar o escopo; Controlar o cronograma.
e. Coletar os requisitos; Criar a EAP; Validar o escopo; Controlar o escopo; Monitorar os riscos de tempo.
nedsonchevero está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.