O GMD (gerenciamento matricial de despesas) é um método de gerenciamento orçamentário cruzado, baseado

na análise parametrizada dos gastos operacionais (despesas e custos fixos) que está sendo aplicado em empresas privadas e também na administração pública. As empresas que adotam o conceito de gerenciamento matricial devem incorporá-lo no controle orçamentário. Assim, as justificativas das variações são dadas por ambos os gestores: o de pacotes e o do centro de custo ou conta. O gestor de pacote dá seu parecer quanto à justificativa do gestor do centro de custo e seu impacto na conta total. O GMD é um instrumento gerencial utilizado para planejamento e controle do orçamento anual e tem sua implementação baseada em três princípios: a) Controle cruzado: isto significa que todas as despesas orçadas devem ser acompanhadas por duas pessoas; b) Desdobramento dos gastos: implica que, para a definição das metas, todos os gastos devem ser detalhados até o nível de a

1 Resposta

  • Wanessa

    a)  As principais características que diferenciam as estruturas organizacionais funcionais e matriciais são que nas funcionais existem um conjunto de níveis de funções, descritos através de um organograma, dando grande ênfase em atividades e funções.

    Já as estruturas matriciais são muito baseados em funções de gerentes/supervisores que se responsabilizam por suas equipes, podendo este ser considerado fraco, moderado e forte, dependendo do seu grau de influência dentro da organização.

    b) O gasto é planejado e executado no contexto do Orçamento Matricial através de análise de todas as despesas e receitas, independente do seu centro de custo. Trata-se de uma visão de pacote, através de controles cruzados, definição de metas de gastos orçamentários (desdobramento sistemático), acompanhamento periódico dos resultados, verificando se está dentro do planejado e propondo ações para corrigir possíveis desvios.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.