O monitoramento e controle de riscos, possibilita analisar as variações e tendências do portfólio de

projetos e aplicar técnicas para que os riscos sejam minimizados e extintos. Para Paes (2015) uma técnica utilizada é o gráfico de bolhas, que é usado atrelado à lista de projetos com informações básicas de custo, tempo de execução, percentual de alinhamento estratégico e itens de medição que possam ser analisados, ou seja, o gráfico de bolhas posiciona os projetos em dois eixos (demonstra os dados em relação a duas variáveis como: retorno financeiro, tempo de execução, risco etc.), onde o tamanho da bolha indica o volume de recursos a aplicar nos projeto do portfólio. Exemplificando, uma empresa possui pouco dinheiro para investir, mas precisa de um projeto inovador e tem pressa, pois o tempo é seu inimigo. No seu portfólio, tem cinco projetos que podem receber investimentos e na sua tabela de decisão, custo baixo, tempo de execução e ganho financeiro são pontos estratégicos fortíssimos. Gráfico 1 – Gráfico de Bolhas Fonte: PAES, Evandro Silva & VILGA, Vaine Fermoseli. Gestão de projetos. Londrina-PR : Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016. p. 271.

1 Resposta

  • Clara

     Podemos observar que a alternativa que corresponde corretamente para com a questão é a alternativa na qual as assertivas II IV e V  estão corretas .

     O monitoramento do controle de riscos é bastante importante para que tenhamos riscos minimizados da melhor maneira possível .  Desse modo , podemos observar que análises estatísticas são importantes nesse processo de maneira a processar os dados para que alguém os interprete da melhor maneira possível .

Clique aqui para adicionar a sua resposta.