O setor público tem diversas funções a serem cumpridas e dentre elas está à econômica. Em outras palavras,
a existência de problemas na livre movimentação de mercado faz com que o Estado tenha que intervir e cumprir alguns papéis importantes para a melhor condução da economia com fins de atingir o bem-estar da população. MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019. Após a leitura do enunciado acima e de posse dos conhecimentos adquiridos sobre esse assunto avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas: I. A função estabilizadora corresponde à aplicação de diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, quando o mercado é incapaz de assegurar o alcance desses objetivos. II. A função alocativa consiste em arrecadar impostos e contribuições dos mais favorecidos ou das regiões mais estabilizadas e transferi-los para os menos favorecidos e regiões mais pobres. III. A função distributiva do setor público refere-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, bens semipúblicos ou meritórios. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tay5876
Alternativa 1: V, F, F
Explicação:
Segundo o livro
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
I. [VERDADEIRA] A função estabilizadora corresponde à aplicação de diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, quando o mercado é incapaz de assegurar o alcance desses objetivos.
PAG 52 "De acordo com Nascimento (2010), a função estabilizadora corresponde à aplicação das diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, quando o mercado é incapaz de assegurar o alcance desses objetivos."
II. [FALSA] A função alocativa consiste em arrecadar impostos e contribuições dos mais favorecidos ou das regiões mais estabilizadas e transferi-los para os menos favorecidos e regiões mais pobres.
PAG 51 "Pode-se dizer que a função distributiva consiste em arrecadar tributos dos mais ricos ou das regiões mais desenvolvidas e transferi-los para os mais pobres e regiões mais carentes."
III. [FALSA] A função distributiva do setor público refere-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, bens semipúblicos ou meritórios.
PAG 49 "Assim, de acordo com Nascimento (2010), a função alocativa do setor público refere-se à “alocação de recursos” por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, tais como praias, praças, segurança nacional e rodovias, e bens semipúblicos ou meritórios, como saúde e educação."