Olá, acadêmico (a) de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde a Atividade MAPA. O objetivo

desta atividade é fazer com que você aprenda sobre os ajustes na distribuição de renda. PROBLEMATIZAÇÃO: Você sabe do que depende a distribuição de renda numa economia de mercado?

Segundo a teoria econômica, a distribuição de renda numa economia de mercado depende da dotação dos fatores de produção e de sua produtividade.

SIGNIFICAÇÃO:

Faz-se relevante a compreensão da forma como a renda é distribuída numa economia de mercado, porque em mercados competitivos, a remuneração do fator será dada pela sua produtividade marginal, ou seja, pela sua contribuição no processo produtivo.

EXPERIMENTAÇÃO:

Poderia parecer, já que a distribuição de renda é determinada no mercado dos fatores de produção, que o governo não deveria interferir na mesma, sob pena de comprometer o livre funcionamento do mercado e a sua eficiência alocativa. Você concorda com está afirmação? Se não, já vivenciou algum contexto em que foi indispensável a intervenção governamental para distribuir renda?

REFLEXÃO:

Conhecer sobre a forma como a renda é distribuída numa economia de mercado no faz refletir acerca da maneira como ela nos afeta enquanto fator de produção, isto é, se num país existir abundância de mão-de- obra em relação ao capital, provavelmente a remuneração da mao de obra (salário) tenderá ser relativamente menor que remuneração do capital (lucros e juros), uma vez que produtividade marginal dos fatores tende a reduzir-se à medida que o grau de sua utilização aumenta.

CONCEITUALIZAÇÃO:

Conceitua-se distribuição, em termos econômicos, o modo como são divididas as riquezas e os bens socialmente produzidos entre os indivíduos em uma determinada sociedade.

AVALIAÇÃO:

Nem sempre a remuneração dos fatores será feita em mercados competitivos e, nesses casos, ela nâo corresponderá à produtividade marginal daqueles. Além disso, há outros fatores que interferem na distribuição de renda que nada têm a ver com o mercado: é o caso, por exemplo, da transmissão da riqueza através de herança e doações.

Isto posto, a partir das considerações levantadas por meio do ciclo de aprendizagem e dos conhecimentos adquiridos na disciplina de economia do setor público, suponha que você é um economista que atue na área de orçamento público e que tenha sido dado a você o desafio de elaborar uma proposta que

promova ajustes na distribuição de renda, visando torná-la mais homogênea. Para tal, você optou pela empregabilidade de apenas dois instrumentos, quais sejam:

(a) Tributação Progressiva; e
(b) Gastos públicos para atender as necessidades das classes menos favorecidas.

Assim sendo, elabore a sua proposta através de um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (pagina), explicando de que maneira os instrumentos escolhidos por você, sendo eles (a) “tributação progressiva”; e (b) “gastos públicos para os menos favorecidos” contribuem para o seu objetivo fim, ou seja, para tornar a distribuição de renda mais homogênea

MAPA SUB - ECO - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO - 54/2021

RESPONDER

Shaday está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.