“os indivíduos compartilham os mesmos anseios quando têm algum elemento de identificação entre si,

ou algum fator objetivo que fundamente a expressão de sentimentos idênticos. e, na história moderna, esse elemento tem sido o estado, na medida em que este, ainda hoje, ostenta as condições mais concretas de realização do sentimento nacional. contudo, , extinguindo-se a figura do estado como elemento promotor de uma identidade entre indivíduos, não se deve suprimir necessariamente o sentimento nacional, passando este, talvez, a expressar-se de outras formas”.

(racy, joaquim carlos. globalização e identidade nacional.

revista de economia mackenzie. v. 10, n. 1, edição especial, p.

113-120. disponível em . acesso em: 1º fev. 2016. p. 118)

a globalização tem por fundamento a redução do poder dos estados nacionais e fortalecimento dos órgãos supranacionais, entre os quais estão os mercados comuns continentais e organismos como fundo monetário internacional, banco mundial e organização das nações unidas. no entanto, o estado é importante instrumento na produção e manutenção das identidades nacionais, que são fundamentais para a promoção da integração interna dos países.

compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.
alguem pode me ajudar?

1 Resposta

  • Felipe

    Acabei de fazer a mesma pergunta rs, vou te passar o que consegui até agora unindo 3 textos, mas sugiro que tente adaptá-lo rs.

    O conceito da identidade nacional é afetado por um estereótipo do brasileiro que destrói nossa diversidade cultural. Na realidade a mistura de diversas identidades culturais, faz com que a identidade nacional seja mais ampla, produzindo produtos com uma aparência de diversas culturas, não apenas nacional.
      Assim a manutenção das identidades converte-se em ferramentas sustentadora da integridade das sociedades humanas e, também das organizações financeiras.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.