Os mercados são organizados de maneiras diferentes, já que as condições de concorrência tais como número

de participantes, tipos de produtos e barreiras a entradas de novas empresas são mutáveis ao longo do tempo e de mercado para mercado.

Levando em conta as características apresentadas pelas estruturas de mercado abordadas pelo material da disciplina, faça o que se pede a seguir.

a) Podem ser apontadas duas estruturas como os extremos (bom e ruim) para o funcionamento de um mercado em termos de concorrência. Aponte quais seriam estas duas estruturas e justifique a partir dos conceitos teóricos de cada uma porque elas podem ser consideradas a melhor e a pior estrutura em termos de concorrência.

b) O oligopólio é a estrutura dominante hoje no mundo, sendo assim é possível dizer que a concorrência na maioria dos mercados é limitada e que a entrada de novas empresas é difícil nestes setores? Justifique sua resposta apresentando os conceitos teóricos da estrutura de oligopólio e a sua relação com a concorrência e a entrada de novas empresas.

1 Resposta

  • Ristermit

    a) As duas estruturas que podem ser consideradas como extremos são a concorrência perfeita e monopólio, como o próprio nome sugere a concorrência perfeita pode ser caracterizada como o lado bom dos extremos, pois o preço do produto está fixado pelo mercado, sendo assim, a empresa só tem domínio sobre a quantidade vendida, ou seja, existem muitas empresas, mas essas não podem fazer alterações significantes no mercado. E no outro polo está o monopólio que é o extremo ruim, e que é também o oposto em conceito da concorrência perfeita, pois consiste em ter apenas uma única empresa produtora, de tamanho grande e capaz de atender toda a demanda de mercado, formando assim um monopólio.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.