Os perigos de ser um profissional multitarefas 



Afonso Bazolli 

Ser um profissional multitarefa virou exigência básica para trabalhar. Muitos estudos apontam, no entanto, que a ideia de que somos capazes de fazer tudo ao mesmo tempo e com eficiência não passa de um mito. 

O pesquisador em neurologia Earl Miller do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, afirma que o cérebro humano não é capaz de focar a atenção em duas ou mais coisas ao mesmo tempo. O que faz é mudar o foco com uma rapidez incrível. 

Imagine uma bola de ping pong pulando de um lado para o outro em uma mesa. Agora, imagine que esta bola não está sozinha e outras duas ou três também pulam ao mesmo tempo. É assim que funciona o nosso cérebro nas multitarefas. Não dá para focar nos movimentos de todas as bolas ao mesmo tempo. 

Engana-se quem pensa que fazer várias coisas ao mesmo tempo economiza tempo. O córtex frontal “entope” de tantas informações desacelerando a nossa atividade cognitiva. Ficamos mais lentos, menos eficientes e mais propensos a cometer erros. 

Para deixar de ser um profissional multitarefa comece por organizar o seu trabalho. Eleja uma ordem de prioridade para fazer as coisas. Comece pelo que é mais importante e não pare até concluir. Seu cérebro agradece.

No contexto profissional ressaltado no texto, os profissionais de serviços e rotinas devem estar preparados para atender às necessidades e às expectativas das organizações, desdobrando-se para assumir suas funções com celeridade e eficácia. Assim sendo, cabe a eles identificarem a melhor forma de administrar a situação.  

Considerando o exposto, para fugir dos perigos da multifuncionalidade, os profissionais de serviços e rotinas devem: 

ter espírito de equipe. 

discernir o que é mais urgente e optar pela sua execução.  

pautar sua conduta profissional em atividades impreteríveis. 

iniciar novas atividades após concluir aquela em desenvolvimento. 

É válido o contido em:

 

A.

I, somente. 

B.

I e III, somente. 

C.

III e IV, somente. 

D.

II, III e IV, somente. 

E.

I, II, III e IV. 

RESPONDER

Eltonpaulino Daniel está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.