Questão: Imagine que você é uma entre dez pes

Questão:

Imagine que você é uma entre dez pessoas, todas desconhecidas, sentada em uma grande mesa de reuniões redonda. Alguém entra na sala e faz a seguinte oferta: - Darei um prêmio de mil dólares para cada uma das duas primeiras pessoas que conseguirem convencer a pessoa sentada ao lado oposto a se levantar, dar a volta na mesa e ficar atrás da sua cadeira. Imagine a cena. Você é uma entre dez desconhecidos em volta em mesa. Pode ver a pessoa sentada a sua frente e ela está olhando para você. As duas primeiras pessoas que conseguirem convencer a pessoa sentada do lado oposto a se levantar, dar a volta na mesa e ficar atrás de sua cadeira ganha mil dólares. Todos os outros não ganham nada. Como você reagirá a esta oferta? Seja rápido, pois todos estão pensando no que fazer. O que você faria?



Não fazer nada suspeitando que seja uma “pegadinha” ou receando parecer um tolo rodeando a mesa em resposta à oferta de um estranho. “Eu não quero participar”.

EVITAR CONFLITOS - Oferecer 500 dólares para a pessoa sentada à sua frente corra e fique atrás de sua cadeira. Mas, suponha que a pessoa esteja gritando para você fazer a mesma coisa? Você argumentaria ou sairia correndo para trás da cadeira dela? Se você cedeu à argumentação e correu para trás da cadeira da outra pessoa. Seu estilo é transigente. Transigentes estão interessados em manter relações produtivas com outras pessoas. Prezam por acordos que contemplam cada um dos lados com opções equitativas de todos os itens discutidos, porém, em uma emergência, estarão ligeiramente propensos a optar por uma solução que preserve um relacionamento do que uma que lhes conceda um resultado vantajoso. TRANSIGENTE – ACOMODAÇÃO Você corre em volta da mesa e fica atrás da cadeira oposta. Você não negocia – age para resolver o problema. Nesse caso o seu oponente ganhará mil dólares e você nada. Acredita que a outra pessoa fará a coisa certa e repartirá o dinheiro. Prestativos gostam de resolver conflitos interpessoais, solucionando o problema das outras pessoas. PRESTATIVO - CONCESSÃO Falar com o outro oponente: “Rápido, venha para trás da minha cadeira”. E se mantém na sua cadeira na esperança que o outro lado se mexa. Ao contrário do transigente, o competidor irá argumentar a respeito de quem – você ou ele – deveria se levantar e correr em volta da mesa. O competidor pode até exagerar dizendo que não poderia ir por ter uma ou outra dificuldade de movimentação. Se funcionar, o competidor decide como dividir o dinheiro e ficará com uma parte maior. COMPETIÇÃO Você levanta da cadeira e fala: “Vamos nós dois, um atrás da cadeira do outro! Podemos ganhar mil dólares cada um! Esta é uma reação assertiva. Em vez de ficar imaginando como dividir mil dólares, procura um insight de perceber que existe um modo das duas partes ganharem mil dólares cada uma – Solucionador de problemas – COLABORAÇÃO



Elabore o passo a passo desta negociação apresentando uma nova conclusão para o caso apresentado.



15 linhas

RESPONDER

laarivicente está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.