Segundo a organização mundial da saúde, saneamento nada mais é do que: “controle dos fatores do

meio físico do homem, que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social, ou seja, sobre sua saúde”. assim, o saneamento associa sistemas constituídos por uma infraestrutura física e uma estrutura educacional, legal e institucional e chegamos ao que conhecemos por saneamento básico e que se restringe as atividades a seguir, com exceção da:
escolha uma:
a. abastecimento de água às populações;
b. coleta de águas pluviais e controle de empoçamentos e inundações.
c. coleta, tratamento e disposição ambientalmente adequada e sanitariamente segura de águas residuárias;
d. reforço na capacidade fiscalizadora das entidades que superintendem a atividade industrial.
e. condicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resíduos sólidos e;

1 Resposta

  • Isabelly

    A resposta correta é a letra D: "Reforço na capacidade fiscalizadora das entidades que superintendem a atividade industrial", de acordo com a apostila sobre Saneamento Básico elaborado por Guimarães, Carvalho e Silva (2007), que se baseia nos documentos da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

    De acordo com esse texto, os serviços que podemos chamar de saneamento básico não incluem fiscalização e nem reforço da fiscalização exercida por outras entidades, embora incluam coleta, tratamento e disposição de resíduos industriais líquidos e sólidos.

    Embora o saneamento seja um conceito mais abrangente do que saneamento básico, ele também não envolve o reforço na fiscalização mencionado na letra D. Todos as outras respostas envolvem serviços que estão incluídos no saneamento básico e no saneamento em geral.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.