Segundo o antropólogo Edward Tylor, cultura consiste num conjunto composto por conhecimentos, crenças,

arte, moral, costumes e direitos adquiridos pelo homem na vida em sociedade. O conceito de cultura, na perspectiva de Tylor, quando referido ao contexto histórico do final do século XIX, em meio ao período do ápice do Imperialismo e da fase do Neocolonialismo, se percebe uma visão nacionalista e universalista. Partindo do entendimento de que a cultura seria resultado de um processo evolutivo, Edward Tylor era um considerado um antropólogo racionalista e evolucionista. Considerando os conhecimentos sobre a perspectiva antropológica do evolucionismo social, analise as afirmativas a seguir:

I – As teorias evolucionistas proporcionaram uma maior integração entre os diferentes povos do mundo, mediante políticas expansionistas de colonização no contexto das grandes navegações, o que possibilitou maior homogeneização cultural.

II – Apesar de estarem no contexto social e histórico específico, cuja análise deve se voltar a esta realidade e suas condições, as culturas não teriam uma origem comum, apenas algumas passaram da selvageria para a civilização.

III – A interpretação dos antropólogos evolucionistas gerou pressupostos para se entender que os diferentes povos que habitavam o mundo no século XIX estavam em estágios evolutivos diferentes.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
I e II, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

RESPONDER

Santosmanuele está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.