1- No Manifesto Antropofagia, lançado em São Paulo ,em 1928,lê-se: ``Queremos a Revolução Caraíba (...).
A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem. Essas passagens:a) ( ) Defesa de concepções artísticas do impressionismo
b) ( ) Crítica aos princípios da Revolução Francesa..
c) ( ) Valorização da cultura nacional.
d) ( ) Adesão à ideologia socialista.
2- O nome Oswald de Andrade está associado:
a) Um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
b) Os poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
c) Ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
d) Uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.
3- Sobre Oswald de Andrade está correto as seguintes proposições:
I. Sua obra apresenta grande preocupação com a sondagem do universo social e psicológico do ser humano das grandes cidades ,além da exploração de novas técnicas de narrativas .
II. Em 1928, Oswald de Andrade fundou a Revista de Antropofagia, porta voz das ideias de seu movimento antropofagista.
III. Os temas mais comuns de sua obra são a paixão pela vida, a morte, o amor, a solidão, a angústia existencial, o cotidiano e a infância,
IV. Sua obra é debochada, irônica e crítica, sempre pronta para satirizar os meios acadêmicos ou própria burguesia, clássica de que se originara.
a) I, III.
b) II, IV
c) II-IV, V
d) Todas estão corretas.
4- Responda:
a) Quais as características do movimento antropofágico?
b) O que defendia o movimento Antropofágico?
c) O que Oswald de Andrade de Importante na cultura brasileira
d) Onde está a obra Abaporu de Tarsila de Amaral?
5- O movimento antropofágico, que propunha a deglutição da cultura europeia, transformando-a em algo bem brasileiro, foi liderado por Tarsila de Amaral e Oswald de Andrade, em 1928. A obra de Tarsila de Amaral, que deu início a essa fase, junto como manifesto Antropófago de Oswald de Andrade foi:
a) ( ) A Cuca.
b) ( ) Abaporu.
c) ( ) O Ovo.
d) ( )Religião.
e) ( ) Antropofágico.
Texto 1.
Só a antropofagia nos une. Socialmente.
Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de
todos os individualismos, de todos os coletivismos. De
todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos
Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem.
Lei do antropófago.
(ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. In: O rei da vela; Manifesto pau-brasil; Manifesto antropófago. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.19)
Texto 2
américa amem
américa amem
me ensinou a ser assim
antropofágico pagão
um fauno de calça lee
américa amem
palavras
palas
palavreados
américa amem
woody woody
voo doo
feijão & arroto
américa amem
nosso desespero
nossa paixão
imensa
(Chacal. América (1975). In: Tudo (e mais um pouco): poesia
reunida (1971-2016). São Paulo: Editora 34, 2016. p. 301.)
6- O Manifesto Antropófago, publicado em 1928 e escrito por Oswald de Andrade, tornou-se uma das referências fundamentais do modernismo brasileiro. A leitura do fragmento do manifesto (texto 1) esclarece que a antropofagia constituiu uma proposta de:
a) Acentuação das diferenças linguísticas.
b) Defesa da igualdade entre os indivíduos.
c) Assimilação da contribuição estrangeira.
d) Recusa das regras socialmente impostas.
e) União de todos os setores da vida humana.
7- Na década de 1970, observou-se, no Brasil, uma ampla produção de poesia que ficou conhecida como marginal. No poema “América” (texto 2), a auto declaração do eu poético como “antropofágico” faz referência ao Manifesto Antropófago de Oswald de
Andrade (texto 1), porém a perspectiva apresentada por Chacal diferencia-se por:
a) Assinalar a ambiguidade entre submissão e adesão apaixonada aos modelos.
b) Fazer a distinção entre os produtos da cultura de massa e os da alta cultura.
c) Escolher a ironia como recurso para elaboração da revisão crítica da tradição.
d) Restabelecer o passado da antiguidade clássica como modelo linguístico e cultural.
e) Estimular a comercialização e o consumo de produtos culturais industrializados.
Wanessa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.