1. Qual movimento artístico tem como suas características o uso de materiais como: ferro, vidro, madeira

e cimento, a valorização das forma orgânicas e complexas, a valorização das linhas sinuosas e assimétricas, a presença da figura feminina e das cores frias nas artes plásticas, a produção em série e massificação das artes e temas da natureza (flores, folhas, animais)? 2. Qual artista que no movimento simbolista, sua pintura se apresenta principalmente pela linearidade das figuras, como nas obras Giuventú (1898) e A Dança das Oréades (1899), premiadas na Exposição Internacional de Paris, em 1900, ano em que regressa ao Brasil?

3. Os pintores desse movimento artístico costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia. De qual movimento se trata essa descrição?

4. O artista se inspirou a pintar o quadro depois de caminhar com amigos em uma tarde quente em Oslo, capital norueguesa, onde observou as cores quentes no céu e, no mesmo momento, teve uma sensação de cansaço, de estar doente. Na ideia inicial, o quadro trazia apenas um homem de cartola, de costas para o observador, olhando para o céu. Só depois o artista decidiu inserir uma figura meio andrógina na cena, com uma expressão de desespero. De qual obra se trata essa descrição? E qual artista fez essa obra?

5. Esta pintura é considerada uma das mais importantes obras de Renoir e foi mostrada na exposição impressionista em 1877. O objetivo principal de Renoir era transmitir a atmosfera animada e alegre deste popular jardim na Butte Montmartre, localizado num dos bairros boêmios de Paris. O estudo da multidão em movimento, banhado pela luz natural e artificial, é tratado usando pinceladas coloridas e vibrantes. De qual obra se trata essa descrição?

6. Com uma visão trágica do ser humano, muito por conta do contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, o movimento, como o próprio nome sugere, busca ser uma expressão dos sentimentos e das emoções. Assim, os artistas exageram e distorcem os temas em seu processo de catarse, revelando, sobretudo, o lado pessimista da vida. De qual movimento se trata essa descrição?

7. Com uma abundância de formas geométricas, é de se ressaltar o fato das cores ajudarem a dar uma noção de volume. Observamos também como a obra apresenta textura, muito por conta da presença de lâminas de ouro e de estanho que foram inseridas na imagem (especialmente nas roupas do casal e no fundo, que também é ornamentado com delicados flocos de ouro, prata e platina). De qual obra se trata essa descrição? E qual artista fez essa obra?

8. As pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e a referência visual perde-se. Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. De qual obra se trata essa descrição? E qual artista fez essa obra?

9. Apresentava como forte característica o misticismo e a ligação entre o mundo material e o espiritual. Através de pinturas e imagens estes temas e esta visão de mundo eram expressados. Elementos como cores e linhas eram utilizados, e entendidos como tendo grande expressividade, representando ideias através da sugestão. De qual movimento se trata essa descrição?

10. A tela apresenta uma paisagem noturna com destaque para o céu e as estrelas. Há também ciprestes que sobem ao firmamento como labaredas de fogo, montanhas e um povoado. De qual obra se trata essa descrição? E qual artista fez essa obra?

RESPONDER

Ferkaso está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.