1) walter benjamin (1892-1940), um dos mais importantes pensadores do século xx, já diagnosticava as transformações

sem precedentes em nosso modo de lidar com as imagens a partir do desenvolvimento técnico nos meios de produção e reprodução de imagens em um célebre e fundamental ensaio intitulado "a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", publicado pela primeira vez no ano de 1936. na referida obra, o autor, expõe um deslocamento no status da arte tradicional, à medida que o aparecimento de meios técnicos de reprodução, tais como a fotografia e o cinema, começam a dominar a imaginação do público em geral. complete as lacunas da sentença a seguir: "a obra de arte foi em principio sempre foi possível a pessoas imitar aquilo feito por pessoas. tal de copiar foi também realizado por estudantes como treino na arte, por mestres para a de suas obras e finalmente por terceiros cobiçosos. em contrapartida, a reprodução técnica da é algo novo, que se realiza na história de modo intermitente, em impulsos largamente espaçados, mas com crescente" (benjamin, 2013, p. 52).

1 Resposta

  • Isabelly

    Olá. As reflexões de Walter Benjamin foram muito importantes para os debates sobre estética da arte e seu pensamento associa-se com a Escola de Frankfurt. O texto citado na questão difere muito do original, que vale a pena ser lido. 
    De qualquer forma, nesta questão, as lacunas são completadas com as seguintes respostas:

    A obra de arte foi em princípio sempre reproduzível. Sempre foi possível a pessoas imitar aquilo feito por pessoas. Tal procedimento de copiar foi também realizado por estudantes como treino na arte, por Mestres para a disseminação de suas obras e, finalmente, por terceiros cobiçosos. Em contrapartida, a reprodução técnica da obra de arte é algo novo, que se realiza na história de modo intermitente, em impulsos largamente espaçados, mas com intensidade crescente.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.