37:03 Progresso:4/10 2 HORASQUESTIONÁRIO I – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO2Cabe a cada homem exercitar o seu

37:03 Progresso:4/10

2 HORAS

QUESTIONÁRIO I – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

2

Cabe a cada homem exercitar o seu “ser filósofo”, pôr-se em busca de uma apreensão significativa da cultura, de uma crítica leitura da realidade e de uma ação engajada no mundo. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões:

Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?

O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?

Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?

Todas as alternativas estão corretas

2

O Brasil de hoje precisa, mais do que nunca, de um sistema educacional moderno, adequado, que possa preparar nossa população para um mundo onde o manejo adequado da língua falada e escrita, do raciocínio formal e abstrato e da informação são cada vez mais importantes. Mas esta necessidade, para se transformar em realidade, não pode ser atingida com a ingenuidade dos que achavam, trinta ou quarenta anos atrás, que educar era, simplesmente:

abrir escolas

destruir escolas

construir escolas

modernizar escolas

2

Marque V para respostas verdadeiras e F para respostas falsas.

Toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos:

( ) de acordo com a vontade geral

( ) aquela causada por circunstâncias sociais

( ) características individuais de cada ser humano

( ) desigualdade nociva

Assinale a sequência correta:

F-V-V-F

V-F-V-F

F-F-V-V

V-F-F-V

2

A atividade docente na universidade era desenvolvida conforme o método da Escolástica, baseado na literatura e nas discussões, pelas quais os estudantes exercitavam as artes da dialética. A universidade tornou-se centro de fermentação intelectual, a Igreja que mantivera a hegemonia da cultura e espiritualidade no Ocidente passou a ser afrontada, o temor provocado pelas heresias teve a difusão do ressurgimento da cidade. A Igreja conservadora resolveu instalar a Inquisição ou Santo Ofício, para apontar o “desvio da fé”.

Em que século as universidades entraram em decadência pelo dogmatismo decorrente da ausência de debate, resistindo às mudanças, tentavam manter a influência escolástica de recusa à observação e experimentação, das tendências que prenunciavam o nascimento da ciência moderna.

Assinale a resposta correta:

Século XV

Século XIV

Século XIII

Século XVI

2

TOMÁS DE AQUINO – (1225-1274) Contribuiu muito com a Filosofia e a Teologia, mas ao contrário de Agostinho ele via a filosofia e a teologia como ciências distintas. Escreveu valiosos tratados, como a “Suma Teológica,” onde relata as cinco vias para a prova da existência de Deus:

Assinale a segunda opção de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS:

RESPONDER

Carlosmucuripbdm está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.