'A obra de arte é filha do seu tempo'. Compreendendo o significado dessa frase do pintor russo Wassily
"A obra de arte é filha do seu tempo". Compreendendo o significado dessa frase do pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944), podemos dizer que a. as obras de arte descrevem as características das classes mais desfavorecidas de uma determinada época.b. a obra de arte está sempre à frente de seu tempo.
c. tudo que a humanidade realiza é arte.
d. o momento histórico e o local em que é produzida uma obra de arte definem de maneira marcante as suas características.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
jakezika
O que é
Também conhecida como cinetismo, a arte cinética é uma corrente ou escola artística do século XX, que tem como principal característica o uso de recursos visais e técnicas destinadas a dar movimento ou impressão de movimento à obra de arte. A arte cinética desenvolveu-se, principalmente, no campo das esculturas. Os mobiles artísticos, por exemplo, são exemplos deste tipo de arte.
Embora a preocupação com a incorporação do movimento às obras de arte tenha surgido no final do século XIX, foi somente em meados do século XX que esta corrente artística ganhou impulso. A exposição “O Movimento”, realizada em Paris em 1955, é considerada um marco para o Cinetismo.
Principais características da arte cinética
- Ruptura com a ideia de obra de arte estática, através do uso de recursos que dão movimento.
- Para implementar o movimento, o artista plástico planeja a “construção” da obra de forma estruturada. Elementos e técnicas de engenharia são, muitas vezes, utilizados.
- Obras de arte em terceira dimensão (tridimensional).
- Utilização de recursos tais como: eletromagnetismo, motores, vento, água, efeitos especiais, ilusões de ótica, etc.
- O artista considera a interação entre a obra e o espectador. A questão da perspectiva é considerada, a partir do ponto de vista do espectador.
- Na construção das esculturas cinéticas, vários materiais são utilizados: madeira, metais, vidros, fios, arames, plásticos, etc.