Alguém pode fazer um resumo desse texto falando sobre a arte Românica?? ↓↓ A arte Românica

foi uma arte produzida sobre as ruínas das cidades romanas no império romano do Ocidente. Ela Trata-se de uma arte didática que tem por objetivo a educação religiosa das pessoas por meio da arte. como a maioria não sabia ler, prevalecem na arte o simbolismo e a expressão com base no realismo. um dos principais objetivos da arte românica era o de expressar sentimentos religiosos, a pintura desse estilo apresentou figuras com proporções irregulares, simbolizando a grandeza de seus principais representantes, como Jesus Cristo. A escultura, a pintura e a arquitetura não podiam ser entendidas desassociadas durante a arte românica, pois, embora a pintura e a escultura tenham tido amplo desenvolvimento, ficaram subordinadas à arquitetura. A escultura românica eram esculturas antinaturalistas e normalmente representadas por figuras entalhadas nas paredes das igrejas. Alguns relevos também enfeitavam as fachadas. Como características principais da pintura desse período, temos a deformação e o colorismo: Deformação: para transmitir os sentimentos religiosos, as figuras nem sempre eram produzidas nas proporções certas. Assim, Jesus poderia ser retratado maior do que as outras personagens para trazer a noção de magnitude. Colorismo: aplicação de cores puras, sem meios-tons e preocupação com jogos de luz e sombra. As iluminuras eram expressões artísticas da arte românica, visto que, a maioria da população era analfabeta, as Iluminuras, livros em miniatura, foram um meio muito importante de difusão do cristianismo. As iluminuras eram pinturas feitas nas páginas dos manuscritos, normalmente retratando personagens religiosas ou mitológicas. Eram pequenas, coloridas e acompanhadas de letras estilizadas. Originalmente, eram decoradas com folhas de ouro, que "iluminavam" a página, daí o nome desse tipo de arte. A arquitetura Românica é voltada principalmente para os motivos religiosos. As principais características são: a pedra como material predominante; torres quadradas, com a central sendo a mais alta; pilares e arcos ornamentados e detalhados; construções que combinavam funcionalidade com luxo; portas estreitas e janelas pequenas; uso de abóbadas para substituir os telhados frágeis de madeira; interior escuro e luxuoso; entre outros. As principais construções arquitetônicas românicas eram os castelos, mosteiros e igrejas.

1 Resposta

  • Fernandaa

    A arquitetura romana antiga é de grande importância para o mundo ocidental e sua influência pode ser vista ainda nos dias de hoje. Devido às suas semelhanças com o modelo grego, alguns pesquisadores agrupam ambos os estilos, denominando-os como arquitetura clássica. No entanto, a arquitetura romana tem características e avanços que vão muito além do usado nas construções da Grécia, resultado da longevidade e extensão do Império Romano.

    A arquitetura romana se caracteriza  pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões. Nunca antes uma civilização havia feito tanto para a arquitetura. Westwing você confere as melhores referencias históricas e atuais para compor a decoração da sua casa e ainda ficar por dentro dos principais movimentos e estilos arquitetônicos

    Explicação:

    A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.