Alguém poderia me ajudar? 1. De acordo com o filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, para se referir

à urbe contemporânea, utiliza-se o termo “aldeia global”. Entre os continentes, qual deles melhor simboliza atualmente esta ideia?

Europa
Ásia
América
África
2. No período Clássico, tanto a pintura quanto a escultura buscavam representar o cotidiano e o corpo humano da forma mais realista possível. Para isso, os artistas:

utilizavam somente as cores preto e branco, a fim de dar noção de profundidade.
passaram a usar a proporção divina como regra em suas obras.
usavam a técnica bidimensional, aprendida com os egípcios.
esculpiam os músculos e as veias nas esculturas masculinas, que representavam o homem atleta e culto.
3. Segundo a obra de José Ramón Alonso Pereira (com trecho no livro-texto desta Unidade de Aprendizagem), fortalecer o sentido do lugar e contextualizar a obra, aumentando a contenção de formas, o rigor da tectônica e a importância dos detalhes são características da nova modernidade de qual região europeia?

Suíça
França
Barcelona
Espanha e Portugal
4. No trecho do livro sugerido para estudo nesta Unidade de Aprendizagem é citada uma expressão do italiano Leon Alberti, na qual afirma que a cidade é uma casa grande, e a casa é uma pequena cidade. Como podemos interpretar o conceito de cidade?

Através da diferenciação entre cidades do primeiro mundo (desenvolvido) e do terceiro mundo (em desenvolvimento).
De uma única forma.
Através da dicotomia entre contemporâneo e antigo.
O conceito admite múltiplas leituras.
5. A arquitetura contemporânea ou pós-moderna entende que deve produzir algo que conteste os ideais modernistas. Aldo Rossi, em seus trabalhos, retoma os conceitos clássicos, criticando o estilo internacional proposto pela Bauhaus. Sendo assim, é correto afirmar que:

a arquitetura clássica foi influente em toda a história, incluindo os períodos Medieval e Renascimento.
Rossi projeta igrejas muito altas, diferentemente das igrejas modernas.
Venturi utiliza o arco de maneira não óbvia como forma de insinuação à estética clássica.
no projeto da Casa Vanna, Rossi projeta arcos no átrio central.
6. Como afirma Pereira, esta arquitetura tem forte presença no mundo contemporâneo, é interessada no minimalismo e na engenharia e sempre utiliza tecnologia de ponta. De qual estilo estamos falando?

Regionalismo crítico
Empirismo
High-tech
Neo-organicismo
7. As construções greco-romanas tinham como características principais a ordem, a proporção, o ritmo e a monumentalidade. O arco e a cúpula foram desenvolvidos:

pelos romanos, para acompanhar o desnível do terreno.
pelos gregos, para ajudar a sustentar o frontão.
pelos romanos, para aumentar o vão entre as colunas.
pelos gregos, numa simulação do céu.
8. A Arte Clássica, negada durante a Idade Média, é retomada no Renascimento. Uma ligação entre esses dois períodos está na obra de Vitruvio, já que:

passaram a usar a proporção divina como regra em suas obras.
esta serviu de referência para o desenvolvimento de novas ordens e tipos de colunas.
esta determinou um novo tipo de proporção, que desconsiderava as medidas do corpo.
Leonardo Da Vinci é responsável pelo desenho icônico que descreve o Homem Vitruviano, além de pôr o homem no centro da atenção.
9. O trecho do livro desta Unidade de Aprendizagem aborda a cidade e a arquitetura contemporâneas citando o plano Paris de Mitterrand que representa uma mudança de paradigma para a capital francesa. Qual a principal característica desse plano?

Conservadorismo
Isolamento
África
Europa Capitalidade
10. Como afirma Pereira, esta arquitetura tem forte presença no mundo contemporâneo, é interessada no minimalismo e na engenharia e sempre utiliza tecnologia de ponta. De qual estilo estamos falando?

Empirismo
Regionalismo crítico
High-tech
Neo-organicismo

1 Resposta

  • tokioruiva

    Ele pode andar de 2km/h a 5km/h, por causa das pessoas e outros fatores.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.