As artes plásticas, bem como a literatura, carregam as marcas do momento histórico no qual são produzidas.

O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa do final do século XVIII. Sendo assim, a atividade artística tornou-se complexa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Goya, Turner, Constable e Delacroix foram importantes pintores do período. As telas a seguir, do francês Eugene Delacroix (1798-1863), apresentam as seguintes características gerais: nacionalismo, valorização dos sentimentos e da imaginação, da natureza como princípios da criação artística e dos sentimentos do presente. Leia a tela atentamente. Em seguida, julgue as assertivas que se seguem a ela. * Imagem sem legenda
I - A valorização dos sentimentos e da imaginação, bem característica do Romantismo, é explicita no movimento das imagens presentes nas obras de Delacroix.
II - Na sua liberdade guiando o povo, Delacroix pintou um reflexo das lutas políticas que ocorriam em seu redor (embora tenha nascido pouco depois da Revolução Francesa, viveu em uma França bastante turbulenta).
III - A figura do "gênio" romântico, iluminado em sua criação, pode ser traduzida pelas palavras do pintor: "Uma vida inteira não me basta para produzir tudo o que tenho em mente".
a) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
b) ( ) Apenas I e II estão corretas
c) ( ) Apenas II e III estão corretas.
d) ( ) Apenas I e III estão corretas.
e) ( ) apenas III está correta.

RESPONDER

Yarawaneska está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.