As especificidades e as manifestações do teatro de bonecos são variadas. Para Mello (2020), o teatro
de bonecos proporciona uma metamorfose do ator que o manipula. Alguns atores chegam a afirmar que o boneco não pode ser visto como uma miniatura humana, mas um ser dotado de vida e identidade própria. MELLO, K. B. de. Artes Integradas: Teatro e Visualidade. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado).Sobre o teatro de bonecos e suas origens, avalie as afirmativas abaixo:
I. O teatro de bonecos no Brasil foi um movimento que ganhou pouca força. Atualmente, é quase inexistente sua participação na cultura brasileira.
II. No Oriente, o teatro de boneco possui uma característica espiritual. Os atores que os manipulavam eram vistos como os que recebiam uma dádiva divina.
III. O teatro de bonecos nordestino é uma influência direta dos colonizadores portugueses. Os mamulengos têm o objetivo de evidenciar a cultura portuguesa no Brasil.
IV. O teatro mamulengo é a referência do teatro de bonecos no Nordeste. Ele está diretamente relacionado à tradição da Commedia dell’arte, devido ao seu caráter de improviso e diálogo direto com o público.
É correto o que se afirma em:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
daymano
a)teatro atual
Explicação:
é o teatro feito na conteporânedade hoje em qualquer lugar do mundo