Autor que em suas análises parte da premissa de que é em torno da produção que a sociedade se organiza,

sendo o homem o sujeito de sua própria história, a partir do trabalho e das atividades criativas que desenvolve. É pelo trabalho, segundo ele, que o homem se constrói e é em torno da produção que toda a sociedade se organiza; as condições de trabalho são determinantes. Entretanto, para que a transformação se realize, a partir da atuação do proletariado é preciso que a prática seja orientada pela teoria. Daí a importância que atribuía à sociologia. Identifique o autor que fundamenta sua teoria nessas ideias.

1 Resposta

  • Tay

    A alternativa D está correta.

    Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

    Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.